EF69LP03, EF69LP06 - Produção de fotorreportagem - Plano de aula de português de acordo com a BNCC (9ºano)

INTRODUÇÃO

Esta sequência didática objetiva a produção de fotorreportagem. A fotorreportagem é um gênero jornalístico que tem como principal função contar às pessoas um acontecimento real por meio de fotografias que, geralmente, acompanham pequenas legendas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• Identificar as características do gênero.

• Compreender as condições de produção que envolvem a circulação de fotorreportagem.

• Produzir e publicar fotorreportagens.

COMPETÊNCIAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

Linguagens 2 Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.

Linguagens 6 Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares), para se comunicar por meio das diferentes linguagens e mídias, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.

Língua Portuguesa 1 Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

Língua Portuguesa 3 Ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo.

Língua Portuguesa 10 Mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

OBJETO DE CONHECIMENTO: ESTRATÉGIA DE LEITURA: APREENDER OS SENTIDOS GLOBAIS DO TEXTO

(EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

OBJETO DE CONHECIMENTO: RELAÇÃO DO TEXTO COM O CONTEXTO DE PRODUÇÃO E

EXPERIMENTAÇÃO DE PAPÉIS SOCIAIS

(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

DURAÇÃO: 3 aulas

PREPARAÇÃO
Nesta sequência didática, os alunos realizarão atividades coletivas e em grupos, portanto, a disposição das carteiras na sala de aula vai variar conforme a necessidade.

RECURSOS E MATERIAIS

• Exemplos de fotorreportagens pré-selecionados.

• Computadores com software para edição de imagem.

• Equipamento fotográfico.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA

Preparação: Atividades coletivas e em grupo para apresentação do gênero e verificação dos conhecimentos prévios dos alunos.

Atividade 1:
Para iniciar, explique aos alunos que eles irão produzir uma fotorreportagem, para isso, comece fazendouma atividade para ativar e verificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto. Algumas sugestões de abordagem:

• O que é uma reportagem?

• Em sua opinião, qual a diferença entre uma reportagem e uma fotorreportagem?

• Há semelhanças entre os dois gêneros? Quais?

• Vocês já leram uma fotorreportagem?

• Onde esse tipo de texto é publicado?

• Quais informações um texto visual precisa ter para transmitir uma informação como o texto escrito?

Espera-se que os alunos informem se já tiveram algum contato com o gênero fotorreportagem; as diferenças e semelhanças entre a reportagem e a fotorreportagem, por exemplo: entre as semelhanças, abordar temas do cotidiano e se tratarem de textos publicados em veículos de comunicação; e, entre as diferenças, que a imagem, na fotorreportagem tem valor da notícia. Aproveite para fazer uma sondagem sobre o nível de conhecimento que eles têm sobre a estrutura do gênero.

Atividade 2:
Nesta etapa, proponha uma ampliação do conhecimento sobre o assunto. Esclareça que se trata de um tipo de texto não ficcional que tem como principal função contar às pessoas um acontecimento por meio de fotografia sempre acompanhada de uma legenda para contextualizar sua expressão. Nesse gênero, a linguagem visual é importante, pois apresenta o fato retratado, enquanto o texto escrito evidencia ao leitor o que foi fotografado.

Em seguida, organize-os em grupos e oriente-os a pesquisar uma fotorreportagem sobre o tema dos direitos humanos. É importante que o grupo verifique se o texto selecionado apresenta as características indicadas anteriormente como pertencentes ao gênero. Eles devem trazer a fotografia selecionada na próxima aula, que será voltada para a leitura e para a interpretação de uma fotorreportagem.

2ª AULA

Preparação: As atividades, coletivas e em grupos, são voltadas para a leitura de uma fotorreportagem para prepará-los para as suas produções.

Atividade 1:
Proponha a realização de uma atividade de leitura das fotorreportagens selecionadas pelos grupos, e monte um mural de modo que todos possam realizar a leitura coletivamente. Peça aos alunos que leiam em voz alta as legendas e, em seguida, apresentem suas impressões e apreciações sobre as fotorreportagens. Promova uma postura dialógica e crítica em relação às leituras, por meio de troca de impressões entre os pares para que haja um confronto de interpretações e opiniões.

Atividade 2:
Em seguida, abra um espaço para que os alunos possam aprofundar a discussão. Questione-os:

• Há marcas temporais?

• É possível identificar o espaço onde ocorre a cena?

• Há alguma pessoa retratada? Descreva-a. Em sua opinião, por que essa pessoa foi retratada? Qual a relação dela com o tema?

• O fotojornalista constrói sua narrativa usando estratégias para chamar a atenção do seu leitor? Quais elementos da imagem indicam esse olhar? Vocês conseguem apontar algum recurso utilizado pelo fotojornalista como: o que está em primeiro plano e o que está em segundo?

• Em sua opinião, o que ele quer revelar a respeito do tema?

• E o que é possível identificar sobre direitos humanos?

Espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma imagem contemporânea, as estratégias do fotojornalista e os aspectos do tema que estão presentes.

3ª AULA

Preparação: As atividades promovem a produção da fotorreportagem. Organize os alunos em grupos e disponibilize a eles equipamentos fotográficos. Reserve, também, o laboratório de informática para que eles possam editar suas imagens.

Atividade 1:
Oriente-os de que esta aula será dedicada à seleção e produção de uma fotorreportagem. Na sequência, comunique-os que a tarefa consiste em selecionar ou produzir uma imagem para compor a fotorreportagem. A atividade deverá conter um pequeno texto ou legenda para acompanhar a foto. O tema deve ser sobre direitos humanos. Circule pela sala durante a atividade, esclarecendo dúvidas. Verifique se eles retomam as características do gênero para realizar a produção.

Os grupos devem apresentar suas fotorreportagens, de modo que os demais grupos possam identificar o enfoque dos fotorrepórteres e refletir sobre a forma com a qual o tema foi apresentado, por meio da análise dos elementos multissemióticos que compõem o gênero. Conduza a discussão. Se necessário, auxilie um ou outro grupo a reescrever a legenda ou mesmo escolher/tirar outra fotografia.

Atividade 2:
Com a versão final, revisada e editada, oriente-os a sociabilizar a produção com a turma. Para a dinâmica, os grupos devem apresentar as condições e as intenções de produção. Ao final de cada apresentação, é interessante abrir espaço para que os demais colegas compartilhem suas apreciações e impressões sobre as fotorreportagens.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

A partir da leitura de uma fotorreportagem, elaborada por Miguel Ángel Bargueño para o jornal El País, que inclui as declarações de personalidades da política, cultura, ciência e esporte, proponha a discussão a partir do texto. Os alunos devem:

1. Selecionar uma das fotorreportagens e observá-la.

2. Identificar as informações da imagem.

3. Identificar as informações do texto escrito.

4. Elaborar outra fotorreportagem sobre o mesmo tema, mas que apresente outro olhar sobre o mesmo assunto.

SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM

A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática, sobretudo de produção de fotorreportagem. Deve-se considerar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Para avaliar, retome as anotações iniciais sobre o gênero e proponha uma discussão final sobre o tema. Verifique se a fotorreportagem produzida pelos grupos aborda o assunto dos direitos humanos. Num primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de discorrer suas impressões sobre as leituras e pelo menos algumas características do gênero. Posteriormente, almeja-se que eles consigam refletir sobre as características multissemióticas do gênero e seu impacto no campo jornalístico.

QUESTÕES

• Os alunos são capazes de identificar as principais características do gênero fotorreportagem?

• Eles identificam as semelhanças e as diferenças entre reportagem e fotorreportagem?

• São capazes de reconhecer a fotorreportagem como gênero que apresenta a informação contida na imagem, geralmente acompanhada de pequenas legendas?

REFERÊNCIAS

BARGUEÑO, M. A. Fotorreportagem: a história por trás de frases que mudaram o mundo. El País. 27 de novembro de 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2DVAfx4>

Comentários