
Relato autobiográfico
Você vai ler um relato autobiográfico, que é a história de vida de um indivíduo escrita por ele mesmo. Depois, vai registrar sua autobiografia em um álbum de recordações.
PREPARAÇÃO
Leia em voz alta o texto a seguir, sublinhando as palavras com mais dificuldade para ler. Depois, faça a leitura repetida dessas palavras.
Confesso, com um pouco de vergonha, que houve uma época na minha vida em que tinha muita vergonha de sentir que era um poeta.
Ser um poeta parecia então uma coisa do outro mundo — um desligado, maluco, irresponsável… em resumo, um ser dispensável e inútil.
Naquela época eu ainda era garoto. Tinha treze saudáveis anos e uma fome de vida que incluía e misturava tudo: saber, amar, jogar futebol… e criar versos.
Fazer poesia era uma brincadeira gostosa e o prazer de acertar um verso bonito trazia a mesma sensação de alegria de voar em direção de uma bola e defender um pênalti.
Só com o tempo (muito tempo!), eu fui entender a verdadeira utilidade da poesia e a função do trabalho de um escritor de versos.
Hoje, com muita simplicidade, eu aprendi a dizer: Quem diria! Então, no final das contas, o menino Queiroz era mesmo um poeta! [...]
Carlos Queiroz Telles. Sementes de sol. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. (Fragmento).
1. Responda às questões abaixo em duplas ou individualmente, de acordo com as orientações do professor.
a) O que permite classificar o texto lido como um relato autobiográfico?
b) O autor confessa ter-se envergonhado de sentir-se poeta. Qual era o sentido da palavra poeta para ele naquela época?
c) Com o tempo, o escritor mudou de ideia e passou a orgulhar-se de ser poeta. O que você acha que o fez mudar de opinião?
PLANEJAMENTO E ESCRITA
2. O professor apresentará alguns relatos autobiográficos para a turma ou solicitará que você pesquise e traga-os para a aula.
a) Escolha um dos relatos autobiográficos para ler.
b) Quais são as características que tornam esse texto um relato autobiográfico?
3. Registre sua autobiografia.
a) Escreva as seguintes informações sobre você.
• Nome.
• Esportes e passatempos preferidos.
• Data e local de nascimento.
• Sonhos e desejos.
• Cidade em que mora.
• Acontecimentos marcantes na sua vida.
• Família e amizades.
• Comidas prediletas.
• Rotina escolar.
b) Organize todos esses dados em um texto, usando uma linguagem pessoal: escreva como se você estivesse conversando com o leitor, na primeira pessoa do singular.
c) Coloque um título que seja interessante para o leitor.
**Atividade completa no arquivo em PDF.**
Comentários
Postar um comentário