EF67LP37, EF69LP42 - Atividade - Relato de campo - Reconhecer o efeito de sentido - Descritor 19


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Leia o texto e responda às questões

Projeto Café leva expertise do sul do Amazonas para outros estados

De 24 a 30 de novembro, o Idesam participou de uma atividade da Plataforma Experimental para Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (Petra), gerido pela ONF Brasil e apoiado pela ONF Internacional e Peugeot.
A ação ocorreu em Cotriguaçu, no estado do Mato Grosso, onde a Fazenda São Nicolau (FSN) começou a ser reflorestada há 20 anos pelo projeto “Poço de Carbono Peugeot/ONF”; desde então, centenas de hectares de remanescentes florestais foram recuperados.
Localizada em meio a assentamentos rurais e demais fazendas, a Reserva Legal da própria FSN está ameaçada constantemente pelo aumento das invasões, quase sempre precedidas de queimadas para o plantio de pasto. Contudo, diversos igarapés e nascentes – que nunca haviam sumido – secaram em 2016, segundo o relato de muitos agricultores familiares da região Norte do país. Assim, o movimento é de crescimento do interesse da sociedade em geral por alternativas produtivas capazes de representar desenvolvimento sustentável de fato.
intuito da oficina de três dias “Avaliação das condições para a formação de um cluster café agroflorestal” foi principalmente a troca de experiências entre os produtores e os atores locais envolvidos com revitalização do cultivo do café na região, como a Secretaria de Agricultura Familiar do Estado, a Secretaria de Meio ambiente, a Empaer (órgão de assistência técnica do Estado), e o Instituto Centro de Vida (ICV), ONG com 25 anos de atuação na região.
Nesse contexto, o projeto executado em Apuí serve de modelo por diversas semelhanças, tanto ambientais quanto socioculturais. Exemplos de arranjos agroflorestais são muito esparsos no assentamento, entretanto muitos possuem cafezais aptos a serem reformados e com interesse, por parte dos produtores, em investir na atividade.
O contato foi positivo e relevante num cenário de valorização e investimento em cadeias produtivas sustentáveis, baseadas em produtos que sejam interessantes ao agricultor familiar. A proposta de formação de um grupo – liderados pela Fazenda São Nicolau – vai ao encontro da necessidade cada vez mais imprescindível de atuação coletiva, organizada, focada e ciente do papel que sua escolha representa hoje na sociedade.
A situação do avanço de queimadas e degradação dos corpos d’água está crítica na Amazônia. Precisamos de força e foco em 2017 para seguir fortalecendo as alternativas em que acreditamos serem válidas para o planeta.

Assentamento: terra ocupada por trabalhadores rurais ou por camponeses.
Esparso: disperso.
Hectare: unidade de medida de terra.
Igarapé: pequeno rio. 
Imprescindível: indispensável.
Intuito: objetivo.
Remanescente: restante.
Expertise: conhecimento.
Idesam: Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.
ONF: estatal francesa, no Brasil, Escritório Nacional das Florestas.

YASBEK, Mariana. Projeto Café leva expertise do sul do Amazonas para outros estados. Idesam. 19 dez. 2016. Disponível em: <https://idesam.org/projeto-cafe-leva-expertise-do-sul-do-amazonas-para-outros estados/>. 

1. Sobre o relato lido, identifique:

a) o nome da pesquisadora responsável.

b) qual é a experiência relatada.

c) onde e quando ocorreu o evento relatado.

2. Em um relato, o narrador participa dos fatos narrados (narrador-personagem). No entanto, no texto lido, essa questão é evidenciada apenas no último parágrafo.

a) Isso deve ter ocorrido porque
( ) a participação da pesquisadora é mais importante do que os fatos narrados.
( ) os fatos narrados são mais importantes do que a participação da pesquisadora.

b) Copie o trecho que comprova o tipo de narrador do texto.

3. O que chamou a atenção do Idesam para que fosse feita uma oficina de três dias no local?
( ) As invasões, que aumentaram na reserva.
( ) As queimadas para o plantio de pasto.
( ) Os igarapés e as nascentes que secaram.

4. Releia este trecho: “O intuito da oficina de três dias ‘Avaliação das condições para a formação de um cluster café agroflorestal’ foi principalmente a troca de experiências entre os produtores e os atores locais envolvidos com revitalização do cultivo do café na região [...]”.

Considerando o contexto em que está inserida, a palavra cluster significa
( ) substituição.
( ) produção.
( ) cooperação.
( ) recuperação.

5. Observe algumas palavras empregadas no texto: reflorestada, hectares, queimadas, plantio, agricultores. Agora, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A partir dessas palavras, não é possível identificar a área sobre a qual o texto trata.
( ) A área sobre a qual o texto fala está relacionada a assuntos agroflorestais.
( ) A escolha do vocabulário pelo autor é importante para a construção do sentido do texto.
( ) A escolha do vocabulário não provoca efeitos no leitor, pois não expressa as intenções do autor.

relato de campo tem a finalidade de compartilhar experiências. Por essa razão, os verbos são empregados predominantemente no pretérito. O narrador participa dos fatos, apresentando os acontecimentos mais significativos. Indicadores de tempo e nomes de lugar são dados importantes que organizam o texto e situam o leitor.

6. O emprego do verbo destacado neste trecho: “De 24 a 30 de novembro, o Idesam participou de uma atividade da Plataforma Experimental para Gestão dos Territórios Rurais da Amazônia Legal (Petra) [...]” expressa:
(A) um fato passado concluído.
(B) um fato passado não concluído.
(C) um fato passado anterior a outro fato também passado.
(D) um fato futuro dependente do passado.

7. No relato de campo, o uso dos travessões em “Contudo, diversos igarapés e nascentes – que nunca haviam sumido – secaram em 2016 [...]” evidencia:
(A) um diálogo.
(B) uma ideia intercalada.
(C) a substituição da vírgula.
(D) a mudança de interlocutor.

8. No fragmento: “Exemplos de arranjos agroflorestais são muito esparsos no assentamento [...]” o termo destacado colabora com a construção do sentido pretendido, pois corresponde a um termo:
(A) de fácil compreensão.
(B) empregado em sentido figurado.
(C) extremamente formal.
(D) próprio da área tratada no texto. 

GABARITO

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