Atividade com resenha de livro e conectivos 6ºano


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Leia e analise a resenha crítica de um livro infantil.

Resenha: A Girafa, o Pelicano e eu, de Roald Dahl

17 de abril de 2019 Heidi Gisele Borges

Roald Dahl criou aqui mais uma história fantástica. Quem narra a história é Billy, um menino curioso que sempre passa em frente a uma loja abandonada chamada Grude. Ele descobre que antigamente era assim que se chamavam as confeitarias. E esse é seu sonho: ter uma confeitaria.
Então, um dia, viu que alguém comprou o lugar e tirou a antiga porta e colocou uma muito grande. Logo descobre que a Girafa, o Pelicano e o Macaco criaram uma empresa para lavar janelas sem usar escada, claro.
Preocupados em arranjar serviço, logo no primeiro dia, chega um carro e dele desce um chofer, que lê uma carta escrita de próprio punho pelo Duque de Hampshire, pedindo para eles irem até sua casa, pois é difícil achar alguém para limpar as “seiscentas e setenta e sete janelas (sem contar a estufa)”.
Eles ficam felizes com o primeiro trabalho, pois todos estão famintos e comem bastante (cada um com sua especialidade bastante peculiar). Além disso, gastaram muito para reformar o prédio para abrir a empresa.
Escrever para crianças é divertido porque ninguém (leitores e personagens) se assusta ou estranha que animais possam falar ou trabalhar. É isso e é normal. Não há limites para a imaginação de Dahl, mestre em criar histórias.
Outra coisa bacana ao comprar os livros do autor – além de ter os livros – é que ajudamos a uma instituição que leva o seu nome Roald Dahl Marvellous Children’s Charity.
O livro é ricamente ilustrado por Quentin Blake. Seus desenhos combinam muito com as obras de Dahl, por isso ele passou a ilustrar todos.
A Girafa, o Pelicano e eu (The Giraffe and the Pelly and me, Editora WMF Martins Fontes, 2016) é pequeno e tão divertido, apenas 80 páginas, mas que nos transportam! Com aquele toque de amor e carinho inconfundível de Roald Dahl. Ler um livro de Dahl é se sentir abraçado. Essa é uma história de descobertas, aventuras e amizade.
[...]

Disponível em:
<http://www.becodonunca.com.br/resenha/resenha-a-girafa-o-pelicano-e-eu-de-roald-dahl/>. 

1. Quem é o narrador da história resenhada?

2. Por que, provavelmente, a empresa criada pela Girafa, pelo Pelicano e pelo Macaco não usa escada para lavar janelas?

3. Em sua opinião, essa resenha despertou interesse em ler o livro? Comente.

Características da resenha

Retome a resenha lida na atividade anterior e responda às questões a seguir.

1. Leia o texto e escreva em quais parágrafos podem ser encontradas as seguintes informações:

a) Detalhes do enredo da obra resenhada.

b) Título, autor e editora da obra resenhada.

c) Avaliação do autor da resenha.

2. Quem avalia a obra na resenha?

3. A autora da resenha avalia o livro de modo positivo ou negativo? Justifique sua resposta com elementos do texto.

4. Pinte no texto o parágrafo que fala sobre as ilustrações do livro.

5. Que informações adicionais a autora da resenha traz sobre o livro resenhado? Elas são importantes?

6. A partir do texto que leram: quais elementos não podem faltar em uma resenha?

Linguagem escrita: uso de conectivos

Você sabe definir o que é saudade? Um rei sabe-tudo ficou bem atrapalhado com essa pergunta. Leia uma resenha para conhecer um pouco dessa história.

Saudade, um conto para sete dias, de Claudio Hochman, pela Companhia das Letrinhas

ReMonteiro
O rei mais sábio do mundo e um poeta. Dessa junção nasce Saudade, quando Fernando, em audiência, pergunta ao rei o significado da palavra. Na impossibilidade de fazê-lo, o rei, que, de pronto, para tudo tinha uma resposta, sente-se desconcertado.
Durante uma semana convoca seus assessores, consulta inúmeros dicionários [...] Mas, depois de tudo, não consegue nem imaginar uma resposta satisfatória para a pergunta.
Então, o poeta, como é próprio de todo poeta, transcende o significado em sentimento. [...]. No fim, o rei compreende que o significado de algumas palavras resume-se apenas a isto: sentir.
Além da beleza da história, tem-se o texto de Claudio Hochman que fisga o leitor. Fica-se curioso para se saber a resposta e mesmo depois de encontrá-la, lemos e relemos a história novamente.
[...]

Disponível em: <https://telaefolha.wordpress.com/tag/saudade/>. 

Pesquise em jornais, revistas e na internet uma resenha sobre um livro, um filme ou um jogo e compartilhe-a com sua turma. Destaque os argumentos que convenceram você a selecioná-la.

1. O autor da resenha gostou do livro? Use informações do texto para justificar a sua resposta.

2. Observe as palavras destacadas na resenha.

a) Qual delas faz uma oposição ao que se pretendia conseguir antes?

b) A palavra “então” pode ser substituída por:

(A) assim.
(B) porém.
(C) bem como.
(D) porque.

c) O termo “além” no texto significa que houve:

(A) explicação de uma informação.
(B) inclusão de mais uma informação.
(C) exclusão de uma informação.
(D) comparação entre informações.

3. Complete as frases com as palavras: porque, mais... do que, porém.

a) O rei tinha muitos livros e dicionários, ________________ não encontrou a resposta para a pergunta do poeta.

b) O poeta era ________________ sensível do que o rei.

c) O rei se sentiu desconcertado ________________ não sabia responder rapidamente à pergunta do poeta.

4. Para que usamos essas palavras (conectivos) em resenhas e outros textos?

5. Em sua opinião, essa resenha despertou interesse em ler o livro? Comente.  

GABARITO

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