Ciência
Nova espécie de macaco é descoberta na Amazônia — e já está ameaçada
O chamado “sagui-dos-mandurukus” é endêmico de uma região que sofre com a extração ilegal de madeira e a expansão agrícola. Saguis são macaquinhos receptivos com o homem. Os originais da Mata Atlântica, por exemplo, adaptam-se em várias reservas de mata urbana e uma vez ou outra fazem a alegria de seres humanos curiosos por um bocadinho de natureza.
Mas os amazônicos são diferentes: mais tímidos e menos visíveis. Os últimos registros de saguis provindos de lá foram colhidos por naturalistas e colecionadores profissionais nos séculos 18 e 19. A surpresa foi grande quando o pesquisador Rodrigo Costa Araújo, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, avistou, das lentes de seus binóculos, três saguis com caudas brancas. Todas as espécies já catalogadas da Amazônia até então tinham a cauda preta. Aquele foi o momento em que Araújo percebeu que poderia ter uma nova espécie em mãos.
E realmente tinha: após 10 expedições em áreas próximas à que o trio foi primeiramente avistado, e a coleta de cinco espécimes para análise de DNA (com licença dada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade — ICMBio), a equipe constatou que aquela era uma espécie totalmente nova de sagui, batizada de Mico munduruku, ou sagui-dos-Munduruku, como ficou mais conhecido. O nome “Munduruku” é uma referência aos índios Mundurucus. [...]
Além de ter uma cauda branca, os indivíduos dessa nova linhagem exibem um dorso bege-amarelado, mãos brancas, pés brancos e antebraços brancos com uma mancha bege-amarelada no cotovelo — uma combinação de cores nunca antes avistada em saguis da região.
Apesar da comemoração pela nova descoberta, a localização em que os novos saguis são encontrados preocupa os pesquisadores: a área enfrenta degradação ambiental por conta de extração ilegal de madeira e expansão agrícola. Os planos para construir quatro novas usinas hidrelétricas representam outra ameaça para o único sagui recentemente descoberto naquela floresta.
[...]
Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/nova-especie-de-macaco-e-descoberta-na-amazonia-e-ja-esta-ameacada/.
1. O texto trata de uma descoberta científica.
a) Qual é a descoberta?
b) O que fez com que o pesquisador investigasse o macaco avistado?
2. O texto apresenta um tom de entusiasmo com a descoberta.
a) Há uma quebra desse tom positivo ao apresentar uma ressalva sobre a descoberta. Que ressalva é essa?
b) Que palavra introduz a ressalva?
3. Observe os termos colecionadores e pesquisador empregados no texto.
a) De quais verbos eles se originam?
b) Qual é o radical de cada uma das palavras?
c) Que sufixo é empregado em cada uma das palavras?
d) Com o mesmo sufixo, crie palavras a partir de: trabalhar, apresentar, atuar, cantar.
e) Conclua: Que sentido o sufixo apresenta nessas palavras?
4. Releia o seguinte trecho do texto.
“a área enfrenta degradação ambiental por conta de extração ilegal de madeira e expansão agrícola.”
a) Qual é o radical de cada uma das palavras destacadas?
b) Que sufixo foi empregado nessas palavras?
c) Os termos são substantivos. Podemos classificá-los como substantivos concretos ou abstratos?
d) Conclua: Os sufixos -ção ou -são comumente têm o sentido de:
( ) profissão
( ) ação ou resultado de uma ação
( ) qualidade ou estado
5. Analise a palavra biodiversidade, empregada no texto. Nela, há dois radicais e um afixo.
a) Quais são os radicais?
b) Qual é seu afixo?
c) Forme outras palavras a partir dos mesmos radicais.
d) Forme outras palavras com o afixo encontrado.
6. Observe a palavra ilegal.
a) Qual é o prefixo empregado?
b) Forme outras palavras com o mesmo prefixo.
c) Conclua: Que sentido esse prefixo constrói para as palavras em que é empregado?
7. O texto também utiliza as palavras originais e profissionais, que, no singular, são original e profissional. A partir disso, selecione a opção que melhor define o sentido do sufixo -al nestas palavras:
( ) plantações: arrozal, cafezal
( ) relação, relativo a origem, profissão
( ) objetos: dedal, punhal
8. Analise a palavra visível, cujo plural, visíveis, foi empregado no texto.
a) Qual é o verbo da mesma família dessa palavra?
b) A que classe de palavras visível pertence?
c) Forme outras palavras com o mesmo sufixo a partir dos verbos ler e crer.
d) Conclua: Que sentido apresenta o sufixo empregado?
e) Que prefixo poderia ser utilizado antes de visível e das palavras formadas por você no item c para formar seus antônimos? Escreva as palavras formadas.
9. No texto, o autor se utiliza da palavra curiosos. Observe outras palavras formadas com o sufixo -oso:
a) Qual é a classe gramatical dessas palavras?
b) Qual é o sentido do sufixo -oso?
10. No texto, o autor emprega a palavra linhagem.
a) Procure no dicionário seu significado e registre o sentido mais próximo ao empregado no texto.
b) Qual é o radical dessa palavra?
c) Forme outras palavras com o mesmo sufixo.
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