Relato pessoal - Atividade 6ºano - Tempos verbais - Cultura indígena - Brincadeiras de meninos e de meninas?


Atividade para baixar e salvar

Mais atividades para download

Gênero textual relato pessoal 

Esse gênero tem os mesmos elementos do texto narrativo: personagens, fato, lugar, tempo e narrador. Qualquer pessoa pode revelar fatos de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los.

Geralmente, o tempo verbal predominante neste tipo de texto é o passado, por se tratar de algo que já aconteceu. A linguagem costuma ser adequada aos diferentes tipos de leitores que existem, ou seja, para o leitor jovem, para aquele que possui um conhecimento maior, entre outros.

Há alguns relatos que depois se transformam em documentos históricos, os quais podem ser publicados por jornais, revistas, livros, sites, etc., funcionando, portanto, como fontes de pesquisa, de modo a servir de aprendizado para muitas pessoas.

Leia o relato pessoal abaixo e responda às questões. 

O que é bom caminha ao nosso lado

Nunca é fácil para uma criança indígena deixar sua aldeia e viver na cidade. Posso falar isso por experiência própria. Diferente da maioria dos meus amigos, que nunca saíam da aldeia, ainda criança fui para uma escola numa cidade próxima de Campina Grande. Passei a morar ali com minha mãe. Mas não podia ficar longe de meu povo. Por isso, nos fins de semana e nas férias sempre voltava para eles.
Estudei em várias escolas estaduais.
Eu era muito levada e, como não gostava de ficar presa a manhã inteira, faltava bastante às aulas. Na hora de sair para a escola, eu me escondia de minha mãe, inventava que estava com dor de barriga, enfim, era muito difícil me adaptar, principalmente porque os colegas de classe viviam me provocando.
Uma vez, dei uma surra num menino. Ele me viu usando brincos de pena e disse rindo:
— Ih! Se os passarinhos te encontrarem, vão te levar pela orelha!
Fiquei tão brava que taquei-lhe umas mordidas na orelha. Resultado: fui suspensa por um dia e minha mãe foi chamada à escola.
Chegando em casa, levei uma bronca e fiquei de castigo o dia inteiro. Mas com o tempo fui me habituando ao jeito das crianças da cidade e fiz algumas amizades. Como a maioria dos meninos tinha medo de subir em coqueiros altos, eles gostavam de ver quando eu conseguia apanhar os cocos rapidamente.
Na cidade, eu gostava mais das brincadeiras dos meninos, que eram mais parecidas com as nossas. Na aldeia, não existe muita divisão de brincadeira entre meninos e meninas.
Nadar no rio, subir em árvores, correr durante as caçadas são atividades naturais para nós.
Devido a nossa boa resistência física, meninos e meninas passam horas treinando futebol. Não sei dizer como isso começou, mas hoje os índios já formam times que disputam com grupos de não índios.
Eu também custava a entender por que meus animais de estimação eram proibidos na escola. Sempre temos a presença de bichos dentro de casa. Eu crio periquitos e outros passarinhos. Gosto de vê-los a meu redor. Pássaros me transmitem paz e alegria, uma sensação de leveza e liberdade. Desde pequena tive pássaros perto de mim. Mas quando comecei a estudar precisava deixá-los em casa.

[...]
Sulami Katy. Meu lugar no mundo. São Paulo: Ática, 2005. p. 33-35.

Sulami nasceu numa aldeia potiguara, no litoral da Paraíba. Ainda criança, se mudou para a cidade para estudar; depois, quando adulta recebeu a missão de divulgar a cultura indígena. Começou a escrever sobre o convívio intenso com a natureza, os rituais sagrados, as palavras sábias do pajé, a arte de preparar o beiju, passada de geração em geração há séculos... “Meu lugar no mundo” é um livro de relatos no qual ela fala sobre sua vida.

1. Do que se trata o relato feito por Sulami Katy?

2. Por que a vida de Sulami foi diferente da vida das outras crianças indígenas?

3. Qual foi a maior dificuldade que ela teve que enfrentar para frequentar a escola?

4. A autora relata um desentendimento que teve com um garoto, que resultou numa punição. Na sua opinião, havia outra forma de resolver o problema? Qual?

5. Sulami afirma que, na cidade, naquela época, havia diferenças entre as brincadeiras de meninos e de meninas e dá algumas dicas sobre elas. Explique como você compreendeu:

a) As brincadeiras de menino:
b) As brincadeiras de menina:

6. Na sua opinião, ainda existem brincadeiras só de meninos ou só de meninas? Por quê?

7. A menina afirma que criava passarinhos. Indique a forma que mais se assemelha a como você imagina essa criação e sublinhe no texto o trecho que justifica sua resposta.

(   ) Em pequenas gaiolas.
(   ) Em grandes viveiros.
(   ) Soltos na aldeia ou na casa da cidade.

8. Escolha no texto uma frase que caracterize cada elemento de um relato pessoal e copie-as aqui:

Texto em que a autora fala de si mesma e, por isso, usa a primeira pessoa do singular:

Verbos no presente, indicando ações que acontecem no ato da escrita.

Verbos no passado, indicando o que já aconteceu.

Experiência pessoal.

9. Releia o trecho do texto.

“Devido a nossa boa resistência física, meninos e meninas passam horas treinando futebol. Não sei dizer como isso começou, mas hoje os índios já formam times que disputam com grupos de não índios.”
Eu também custava a entender por que meus animais de estimação eram proibidos na escola. Sempre temos a presença de bichos dentro de casa. Eu crio periquitos e outros passarinhos. Gosto de vê-los a meu redor. Pássaros me transmitem paz e alegria, uma sensação de leveza e liberdade.”

a) As palavras em destaque indicam ações e são chamadas de verbos.

Elas referem-se a algo que:
(   ) já aconteceu.
(   ) está acontecendo.
(   ) vai acontecer.

b) Ligue o tempo à explicação adequada:
presente
passado
futuro

algo que vai acontecer
algo que está acontecendo
algo que já aconteceu

10. Complete as frases de acordo com os tempos verbais solicitados.

> Meninos e meninas passam horas treinando futebol.
Meninos e meninas _________________ horas treinando futebol. (passado)
Meninos e meninas ______________ horas treinando futebol. (futuro)

> Os índios já formam times que disputam com grupos de não índios.
Os índios já __________________times que ________________ com grupos de não índios. (passado)
Os índios _______________ times que disputarão com grupos de não índios. (futuro)

> Sempre temos a presença de bichos dentro de casa.
Sempre ___________________ a presença de bichos dentro de casa. (passado)
Sempre ___________________a presença de bichos dentro de casa. (futuro)

Gabarito

Comentários