O Pequeno Príncipe - E se tivessem entendido? Atividade de produção de texto - Pretérito perfeito e imperfeito - Discurso direto e indireto

 

Esta atividade propõe uma leitura interpretativa e reflexiva do início da obra O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. A partir do trecho em que o narrador relembra sua infância e mostra um desenho mal compreendido pelas pessoas grandes, vamos desenvolver nossa leitura crítica, reconhecer recursos linguísticos e gramaticais usados no texto, e exercitar a imaginação com uma nova versão para a história.

Na proposta de produção textual "E se tivessem entendido?" , os emojis 👑🌹🦊 usados no título (uma coroa, uma rosa e uma raposa) não representam diretamente o desenho da jibóia digerindo o elefante (tema do fragmento lido), mas foram inseridos com uma intenção pedagógica estratégica.

Como muitos alunos ainda não leram a obra completa, esses elementos visuais despertam curiosidade e podem funcionar como gatilhos de questionamento. A sugestão é que, ao visualizar esses símbolos, o aluno se pergunte:

“Por que tem uma coroa, uma rosa e uma raposa se estamos falando de uma jibóia e um elefante?”

“Esses emojis representam personagens? São importantes na história?”

Grupo de atividades do blog (entrar)


🎯 Objetivos de aprendizagem:

Ler e interpretar um fragmento literário, identificando sentidos explícitos e implícitos;

Refletir sobre o contraste entre o olhar da infância e o olhar dos adultos;

Reconhecer e usar corretamente verbos no pretérito e estruturas de discurso direto e indireto;

Desenvolver a criatividade e a escrita autoral por meio da reescrita de um momento-chave da narrativa;

Estimular a sensibilidade, a empatia e a valorização da imaginação.

Receber agora os arquivos por e-mail

Comentários