Rótulos dos alimentos - Produção de folder ou cartaz - Atividade sobre substantivos próprios e comuns


Imagem: Google

Participe do grupo fechado do blog com atividades (entrar)

A atividade “De olho no rótulo: Você sabe o que está comendo?” foi pensada para crianças de 6º e 7º anos, promovendo um trabalho lúdico e educativo que desenvolve leitura, interpretação, gramática e produção textual, ao mesmo tempo em que incentiva hábitos alimentares mais saudáveis.

💡 Habilidades desenvolvidas:

Leitura e interpretação de texto de forma guiada, com apoio do professor para compreensão das informações principais.

Identificação de substantivos próprios e comuns, em uma abordagem simples e concreta.

Expressão criativa, por meio da produção de um cartaz ou folder educativo, com desenhos, colagens e frases curtas.

Desenvolvimento do senso crítico, ao aprender a observar os rótulos dos alimentos e refletir sobre o que consomem no dia a dia.

🌱 Relevância do tema:
A proposta trata de um tema essencial para a formação das crianças: a educação alimentar. Desde cedo, é importante que os alunos entendam o que estão comendo e aprendam a fazer escolhas mais saudáveis, especialmente em um mundo com grande oferta de produtos industrializados.

🧠 Componentes da atividade:

Leitura e interpretação: o texto “De lupa no supermercado” traz informações claras e acessíveis sobre aditivos, sucos industrializados e alimentos menos nutritivos.

Gramática: os alunos identificam substantivos próprios e comuns com apoio visual e atividades práticas.

Produção textual: criação de um cartaz ou folder educativo, com um título criativo, dicas simples e desenhos de alimentos saudáveis e não saudáveis.

🎯 Público-alvo:
Crianças de 6º e 7º anos, em aulas de Língua Portuguesa ou em projetos interdisciplinares com Ciências e Educação Nutricional.

Essa atividade une aprendizado e cuidado com a saúde, tornando o conteúdo escolar mais próximo da realidade dos alunos e incentivando a formação de cidadãos mais conscientes desde os primeiros anos escolares.

📌 GÊNERO CARTAZ
Formato: 
Geralmente é uma folha grande (tamanho A3, A4 ou maior), usada na vertical.
Objetivo: Chamar a atenção do público para uma mensagem principal de forma clara e rápida.
Onde usar: Paredes, murais, portas de sala e corredores.
Conteúdo: Visualmente atraente, com frases curtas, pouco texto, imagens, e cores chamativas.

📌 GÊNERO FOLDER
Formato: Folha dobrada como um folheto, normalmente com duas ou três partes (dobras).
Objetivo: Informar de maneira mais detalhada, com conteúdo explicativo organizado em tópicos.
Onde usar: Pode ser distribuído em mãos, deixado em mesas, utilizado em feiras, ou colocado em pastas de apresentação.
Conteúdo: Contém mais texto, com explicações divididas por seções, além de imagens menores e organização clara das informações.

RECEBER ARQUIVOS AGORA POR E-MAIL

Comentários