Atividade Dom Quixote - Elementos da narrativa - Pontuação - Discurso direto e indireto - Produção de final alternativo - Plano de aula

 

Dom Quixote no 6ºano? Sim!

Atividade atemporal com 4 páginas em PDF e gabarito, para ser aplicada em qualquer época do ano!
Foge do padrão massante de listas de exercícios e mantém os alunos engajados, envolvidos e curiosos — despertando o interesse pela leitura e pela literatura. 

Explorando as aventuras do cavaleiro que confunde moinhos com gigantes, a proposta estimula a leitura, a interpretação e a produção de textos — tudo com base na BNCC. 

Além de pontuação, discurso direto e indireto e elementos da narrativa, os estudantes ainda refletem sobre os limites entre fantasia e realidade. 

Com desafios criativos, linguagem acessível e ilustrações para colorir, a atividade conquista até os leitores mais relutantes! 

✅ Passo a passo sugerido

1. Início da aula (10 min)
Escreva na lousa: Quem foi Dom Quixote?

Conduza uma conversa breve com os alunos: alguém já ouviu falar? O que imaginam quando pensam em cavaleiros?

Mostre no mapa onde fica a Espanha, explicando que é um país da Europa com muitas construções antigas e histórias de cavaleiros medievais.

Explique o que são moinhos de vento e para que serviam. Mostre, se possível, uma imagem real para que os alunos possam compará-la com a fantasia criada por Dom Quixote.

2. Início da atividade e momento de colorir (15 min)

Ao iniciarem a atividade, os alunos encontrarão uma ilustração para colorir de Dom Quixote com seu cavalo Rocinante, antes da leitura.

Oriente-os a colorir essa cena com criatividade. Enquanto pintam, converse com a turma: Quem vocês acham que é esse personagem? Por que ele está com uma lança e uma armadura?

Essa etapa ajuda a despertar a curiosidade e prepara os alunos para a leitura.

3. Leitura coletiva (15 min)

Leia o texto “Aventuras de Dom Quixote: Os moinhos e as ovelhas” em voz alta para a turma, ou divida em duplas para leitura alternada.

Durante a leitura, os alunos encontrarão os moinhos de vento ilustrados no meio do texto, próximos à parte em que são mencionados na história.

Peça que pintem os moinhos nesse momento, associando a imagem ao que está acontecendo na narrativa.

4. Resolução das atividades (25 min)

Oriente os alunos a responderem às questões de interpretação, pontuação, discurso direto e indireto, reescrita e elementos da narrativa.

Apoie os estudantes com dificuldade e incentive o uso de exemplos do próprio texto para justificar suas respostas.

5. Produção de texto final (30 min)

Ao final da atividade, os alunos deverão criar um final alternativo para a aventura.

Estimule a imaginação e valorize a criatividade nas produções. Se houver tempo, promova uma breve roda de leitura para que compartilhem suas histórias com os colegas.

Fechamento opcional:
Converse com a turma sobre como a imaginação pode mudar a forma como vemos o mundo. Pergunte: Dom Quixote estava errado ou apenas vendo o mundo de um jeito mais divertido? Incentive os alunos a refletirem sobre os limites entre sonho e realidade.

Comprar e receber por e-mail

Comentários