🧭 ANTES DO ARTIGO: Atividade de abertura na lousa
🎬 ATIVIDADE INICIAL – Reflexão e debate relâmpago
1. Escreva na lousa:
“Memória histórica: lembrar é resistir?”
(Deixe a frase visível e dê 2 minutos para que os alunos reflitam silenciosamente)
2. Pergunte à turma:
O que vocês acham que significa essa frase?
Por que algumas pessoas preferem esquecer certas partes da história?
O cinema pode nos ajudar a lembrar ou pode distorcer o que aconteceu?
Deixe que os alunos respondam livremente. Incentive diferentes opiniões sem julgar as respostas.
3. Em seguida, proponha a dinâmica “Pingue-Pongue de Ideias”:
Escreva na lousa as palavras:
🎥 CINEMA – 🧠 MEMÓRIA – 📚 HISTÓRIA – 🎭 ARTE – 🎤 VOZ
Peça aos alunos que, em duplas ou trios, escolham duas palavras e criem uma frase que as relacione com o Brasil atual.
Exemplo:
"A arte é uma forma de manter viva a memória das vítimas da ditadura."
Depois, peça que compartilhem com a turma.
4. Conclusão da introdução (professor escreve na lousa):
➡️ Hoje vamos pensar sobre o impacto do filme “Ainda Estou Aqui” e escrever um artigo de opinião defendendo um ponto de vista sobre o papel do cinema na construção da memória histórica do Brasil.
Comentários
Postar um comentário