Atividade sobre coesão - Lixo eletrônico - Educação ambiental - Estratégias para evitar repetição na escrita - 6º e 7º anos

  

Arquivo em PDF para baixar gratuitamente logo após o gabarito

Grupo de atividades (entrar)

O trabalho com o tema lixo eletrônico é extremamente pertinente e atual, pois promove a educação ambiental e incentiva a consciência crítica sobre os impactos do consumo de tecnologia. Além disso, a escolha do gênero campanha de conscientização aproxima o aluno da linguagem socialmente usada em espaços públicos e digitais, fortalecendo sua leitura crítica do mundo e seu papel como cidadão responsável. O uso da manchete da Ecoaliza amplia esse repertório, apresentando uma fonte real e confiável, o que contribui para o desenvolvimento do letramento midiático e da interpretação de textos informativos.

A integração da gramática à temática — e não como conteúdo isolado — é um dos principais objetivos dessa proposta. Ao tratar de sinônimos e pronomes dentro do contexto da escrita sobre lixo eletrônico, o aluno compreende que a gramática serve para melhorar a clareza e a coesão textual, não apenas para decorar regras. Assim, ele desenvolve habilidades de reescrita, revisão textual e uso consciente da língua, fundamentais para o aprimoramento da produção escrita.

Portanto, a atividade estimula múltiplas habilidades:
  • Leitura e interpretação de textos multimodais e informativos;
  • Ampliação de vocabulário e reconhecimento de sentidos;
  • Aplicação prática da gramática na escrita;
  • Reflexão crítica e cidadã sobre meio ambiente e consumo responsável.


GABARITO

1. O descarte correto do lixo eletrônico.

2. Participar da coleta e não jogar aparelhos no lixo comum.

3. A coleta de lixo eletrônico acontecerá no dia 13 de agosto, em Andradas (MG), das 9h às 17h, na Praça Dr. Alcides Mosconi, no Centro.

4. A palavra que chama a atenção do público é “lixo”, escrita em letras grandes e azuis.
Isso é importante porque o destaque na cor e no tamanho ajuda o leitor a perceber rapidamente o tema principal da campanha e entender que o foco é a coleta de lixo eletrônico.

5. Pensar sobre o destino do lixo eletrônico.

6. Sites oficiais e redes sociais.

7.
a) Descarte → Ato de jogar fora ou eliminar algo.
b) Conscientização → Tornar as pessoas mais conscientes sobre um problema.
c) Coleta → Recolhimento de materiais para reaproveitamento ou reciclagem.

8. São aparelhos ou peças que não usamos mais, como celulares, pilhas, computadores e baterias.

9. As pessoas não sabem descartar corretamente o lixo eletrônico.

10. Alternativa correta:
(c) Que muitas pessoas trocam de aparelhos sem pensar no destino do lixo eletrônico.

11. Respostas pessoais. Possíveis respostas escritas pelos estudantes:

a) As pessoas compram aparelhos novos, mas os dispositivos antigos ainda funcionam.
(ou) As pessoas compram aparelhos novos, mas os antigos ainda funcionam.

b) As pessoas jogam fora pilhas e baterias, mas elas não sabem onde descartar corretamente.

c) O lixo eletrônico aumenta todos os dias e os dispositivos descartados poluem o meio ambiente. (ou) O lixo eletrônico aumenta todos os dias e polui o meio ambiente.

d) Os celulares quebrados ficam guardados nas gavetas. Eles não são reciclados. (ou) Os celulares quebrados ficam guardados nas gavetas, mas eles não são reciclados.

Para refletir!
Sugestões de respostas possíveis para os alunos:

✅ Eu posso levar os aparelhos velhos a pontos de coleta de lixo eletrônico.

✅ Posso doar celulares e computadores que ainda funcionam para quem precisa.

✅ Posso participar de campanhas de reciclagem na escola ou na minha cidade.

✅ Posso evitar trocar de aparelho quando o meu ainda funciona bem.

✅ Posso conversar com minha família sobre a importância de descartar corretamente o lixo eletrônico.

✅ Posso pesquisar lugares próximos que recebem pilhas e baterias usadas.

Atividade em PDF para baixar gratuitamente


Comentários