Atividade lúdica para 6º e 7ºanos - Produção de texto: charge - Aula pronta com gabarito e sem recursos impressos
Esta aula trabalha com manchetes reais e atuais, permitindo que estudantes do 6º e 7º ano desenvolvam leitura crítica de textos curtos, identifiquem informações essenciais e compreendam como as palavras-chave orientam o sentido da notícia. Sem uso de recursos impressos, a proposta valoriza a autonomia do aluno ao registrar no caderno, analisar apenas uma manchete e reescrevê-la de forma clara. A atividade amplia vocabulário, estimula a interpretação e fortalece a habilidade de reformular informações com outras palavras, algo fundamental para a produção de textos. A etapa lúdica — criação de uma charge simples — torna o trabalho mais leve e criativo, ajudando os estudantes a transformar informação em linguagem visual. É uma atividade significativa que conecta acontecimentos do ano com práticas de leitura, escrita e reflexão, adequada para uma ou mais aulas, de acordo com a dinâmica da turma.
AULA: “Manchetes do Ano — Caça às Informações”
Público: 6º e 7º anos
Duração: 1 aula ou mais
Recursos: Lousa e caderno
Objetivo: localizar informações principais, identificar palavras-chave e reescrever com clareza.
Atividade lúdica: criação de charge.
ESCRITA NA LOUSA (para registro no caderno)
MANCHETES DO ANO — CAÇA ÀS INFORMAÇÕES
“Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém.”
“Brasil bate recorde de medalhas em Paris 2024.”
“Jovens usam redes sociais para organizar campanhas solidárias.”
“Chuvas fortes causam alagamentos no Rio Grande do Sul.”
“Novo jogo on-line se torna febre entre adolescentes no Brasil.”
“Aplicativos de IA ganham espaço entre estudantes para estudar e criar conteúdo.”
ATIVIDADE NO CADERNO
Escolha UMA das seis manchetes acima e responda às perguntas:
1. O que a manchete informa?
Explique, com suas palavras, qual é a informação principal da manchete escolhida.
2. Qual é a principal palavra que ajuda a entender essa manchete?
Indique apenas uma palavra essencial.
3. Reescreva a manchete com outras palavras.
Use sinônimos simples ou outra forma de expressar a mesma ideia, sem mudar o sentido.
4. Produção de texto verbal e não verbal.
Faça uma charge simples representando a manchete que você escolheu.
O desenho pode ter poucos elementos, expressões e um diálogo curto.
ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR
Reforce que cada estudante analisa somente uma manchete, para evitar dúvidas.
Ajude-os a identificar palavras-chave e perceber como elas destacam o núcleo da informação.
Reforce sinônimos acessíveis:
atinge → ocorre, pega, invade
recorde → maior marca, maior número
campanhas → ações, iniciativas
alagamentos → enchentes
febre → moda, tendência
ganham espaço → ficam populares
GABARITO
MANCHETE 1
“Incêndio atinge pavilhão da COP30 em Belém.”
1. O que a manchete informa?
Que houve um incêndio em um dos pavilhões da COP30, na cidade de Belém.
2. Palavra principal:
Incêndio.
3. Reescrita da manchete:
“Um incêndio aconteceu em um pavilhão da COP30, em Belém.”
MANCHETE 2
“Brasil bate recorde de medalhas em Paris 2024.”
1. O que a manchete informa?
Que o Brasil conquistou o maior número de medalhas de sua história nas Olimpíadas de Paris.
2. Palavra principal:
Recorde.
3. Reescrita da manchete:
“Brasil alcança sua maior marca de medalhas nas Olimpíadas de Paris.”
MANCHETE 3
“Jovens usam redes sociais para organizar campanhas solidárias.”
1. O que a manchete informa?
Que jovens estão usando redes sociais para criar ações de ajuda e solidariedade.
2. Palavra principal:
Campanhas (ou redes sociais).
3. Reescrita da manchete:
“Adolescentes utilizam a internet para organizar ações de apoio e solidariedade.”
MANCHETE 4
“Chuvas fortes causam alagamentos no Rio Grande do Sul.”
1. O que a manchete informa?
Que chuvas intensas provocaram alagamentos em cidades do Rio Grande do Sul.
2. Palavra principal:
Alagamentos.
3. Reescrita da manchete:
“Temporais provocam enchentes em áreas do Rio Grande do Sul.”
MANCHETE 5
“Novo jogo on-line se torna febre entre adolescentes no Brasil.”
1. O que a manchete informa?
Que um jogo on-line ficou muito popular entre os adolescentes brasileiros.
2. Palavra principal:
Febre (ou jogo).
3. Reescrita da manchete:
“Jogo digital vira moda entre jovens no Brasil.”
MANCHETE 6
“Aplicativos de IA ganham espaço entre estudantes para estudar e criar conteúdo.”
1. O que a manchete informa?
Que alunos estão usando aplicativos de inteligência artificial para estudar e produzir materiais.
2. Palavra principal:
IA (inteligência artificial).
3. Reescrita da manchete:
“Ferramentas de inteligência artificial se popularizam entre estudantes.”
