Desenho orixá Iansã - Atividade sobre intolerância religiosa - Educação antirracista - Manchetes jornalísticas - Argumentação
Esta atividade propõe uma leitura crítica de manchetes jornalísticas sobre um mesmo episódio de intolerância religiosa ocorrido em uma escola de São Paulo. A partir da comparação entre diferentes formas de narrar o fato, os estudantes analisam escolhas linguísticas, identificam efeitos de sentido e refletem sobre o papel da mídia na construção de narrativas. Além disso, a atividade favorece a compreensão sobre educação antirracista, o impacto social das palavras e o respeito à diversidade religiosa. Por meio de questões objetivas, discursivas e de análise gramatical, os alunos desenvolvem interpretação, argumentação, pensamento crítico e consciência cidadã.
QUESTÃO 1
Alternativa C
Alternativa C
Pai aciona polícia por desenho de orixá, e agentes entram armados na escola…
A expressão “entram armados” cria maior apelo dramático e sensacionalista.
QUESTÃO 2
Alternativa D
Alternativa D
A denúncia do pai e sua reação ao desenho de um orixá.
Todas as manchetes giram em torno da ação do pai, motivada pelo desenho da criança.
QUESTÃO 3
Todas as manchetes mencionam diretamente que houve denúncia de “aula de religião africana”.
❌ F – apenas o Extra menciona isso.
Pelo menos uma manchete usa a palavra “intolerância”.
✔ V – a manchete do Correio 24h usa “INTOLERÂNCIA”.
Em todas as manchetes aparece a informação sobre policiais armados.
❌ F – apenas o UOL menciona que os agentes entraram armados.
Todas tratam do mesmo fato, mas com enfoques diferentes.
✔ V
QUESTÃO 4
Alternativa B
Alternativa B
Os veículos escolhem palavras diferentes, o que influencia como o leitor entende o fato.
Essa é a leitura crítica coerente das manchetes.
QUESTÃO 5
Sugere que houve violência simbólica contra a escola. (b)
Destaca a força policial como elemento de tensão. (a)
Relaciona o caso ao contexto da educação antirracista. (c)
Indica que a ação do pai foi motivada por interpretação equivocada da atividade. (d)
QUESTÃO 6
Possíveis verbos encontrados nas manchetes:
aciona
desenhar
aciona (repetido)
entram
participar
entrou
chama
rasgou
Significados possíveis no contexto (respostas variam, mas seguem esta lógica):
Exemplo 1:
Verbo: aciona
Significado: indica que o pai chamou, solicitou a intervenção da polícia.
Exemplo 2:
Verbo: entram
Significado: indica que os policiais invadiram / adentraram a escola, reforçando o clima de tensão.
Exemplo 3:
Verbo: rasgou
Significado: indica que o pai destruiu um material escolar, demonstrando agressividade.
Reescrita (exemplos possíveis):
“Pai procura a PM após filha desenhar orixá…”
“Pai contata a polícia após filha fazer desenho…”
“Pai comunica a polícia sobre atividade escolar…”
“Pai liga para a polícia após atividade com orixá…”
A ideia é substituir verbos de forte impacto por verbos mais neutros.
