As atividades buscam discutir a relação entre nossas atitudes do dia a dia e a corrupção que se alastra por toda a sociedade.
Charge 1
Charge 2
Sobre a charge 1.
1. As duas senhoras estão observando uma passeata. Considerando a placa que o sujeito citado por elas está carregando, qual seria o motivo do protesto?
2. Quais dos pensamentos a seguir podem estar por trás da atitude da personagem quando fura a fila do mercadinho?
* Tenho mais pressa.
* Preciso mais.
* Sou mais importante.
* Tenho mais direito.
* Sou mais esperto.
3. Em sua opinião, quando fura fila, esse sujeito está pensando no bem de todos ou apenas nos próprios interesses?
4. Existe alguma contradição entre o que o sujeito está fazendo na passeata e o que ele faz no mercadinho? Explique.
Sobre a charge 2.
1. A personagem que está conversando com o policial também faz parte do grupo que está protestando na passeata? O que você observou para responder?
2. Qual é o motivo da passeata?
3. Dos pensamentos a seguir, grife aqueles que podem estar por trás da atitude da personagem quando suborna um policial para não pagar multa.
* A lei é para ser cumprida só pelos bobos.
* Sou mais esperto que os outros.
* Subornar um policial não é nenhum problema.
* Ninguém vai ficar sabendo, então não tem problema.
4. Existe alguma contradição entre o que o sujeito está falando para o guarda e a participação dele na passeata? Explique.
GABARITO
Charge 1
1. Aparentemente, a passeata é contra a corrupção.
2. Espera-se que os alunos percebam que qualquer um dos pensamentos apresentados poderia estar por trás da atitude da personagem.
3. O sujeito está preocupado apenas com os próprios interesses.
4. Sim. A contradição é que o sujeito está em uma passeata para protestar contra a corrupção, mas sua atitude ao furar fila no mercadinho é de certa forma semelhante à do político corrupto, pois ambos defendem os próprios interesses em detrimento dos interesses dos outros.
Charge 2
1. Sim, porque usa camiseta da mesma cor que os outros participantes da passeata e segura uma placa igual à deles.
2. Protestar contra a corrupção.
3. Espera-se que os alunos percebam que qualquer um dos pensamentos apresentados poderia estar por trás da atitude da personagem.
4. Sim. O sujeito está em uma passeata para protestar contra a corrupção, mas sua atitude é também corrupta ao subornar o guarda. O corrupto e o corruptor erram igualmente.