O poema a seguir foi escrito pelo mineiro Alphonsus de Guimaraens. Leia-o.
Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
GUIMARAENS, Alphonsus de. Ismália. In: SIMBOLISMO. Seleção e prefácio de Lauro Junkes. São Paulo: Global, 2006. p. 62-63. (Roteiro da Poesia Brasileira).
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QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
1. O poema "Ismália" é bastante sonoro. Identifique nele elementos responsáveis por essa sonoridade.
2. No poema há várias antíteses. Identifique-as.
3. Qual é o tema do poema? De que forma as antíteses acentuam essa temática?
4. Explique o sentido da última estrofe do poema.
5. Uma das marcas centrais do Simbolismo é a sugestão, ou seja, a intenção de levar o leitor a perceber o que está por trás e além das palavras usadas pelo poeta. Com base nisso, é possível afirmar que o poema apresenta essa marca? Justifique sua resposta.
GABARITO
1. O uso da redondilha maior (versos de sete sílabas poéticas) e a recorrência de palavras rimando com final "-eu" e "-ar" em todas as estrofes.
2. Céu/mar; subir/descer; perto/longe; alma/corpo; alto/ baixo (em relação à torre).
3. O tema do poema é a loucura de Ismália. As antíteses acentuam essa temática porque deixam clara a divisão de Ismália, sua loucura, o fato de ela se sentir perdida, insatisfeita, incapaz de escolher entre desejos contrários.
4. Ismália não consegue suportar a loucura e se suicida. Dessa maneira, realiza seu desejo de alcançar o céu e o mar ao mesmo tempo, já que seu corpo se lança ao mar e sua alma sobe ao céu.
5. Sim. O poeta trabalha com símbolos, como a partição em dois desejos inconciliáveis para retratar a loucura. Do mesmo modo, o suicídio vem sugerido nas estrelinhas. Cabe ao leitor captar a atmosfera do poema e compreender o que se passou com Ismália.