Leia o texto para responder às questões.
Estudo revela risco de extinção enfrentado por diversas espécies animais
Um estudo divulgado nesta terça-feira à noite pela revista Science, uma das mais respeitadas do mundo, revelou o risco de extinção enfrentado por diversas espécies de animais. As agressões ao meio ambiente foram apontadas como a principal causa.
Do urso ao sapo. Do tubarão à arara. Vinte e cinco mil espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes, que estão na lista de animais ameaçados de extinção, foram analisadas por 174 cientistas do mundo todo.
O estudo mostra que esses números são crescentes. Em média, 52 tipos de aves, mamíferos e anfíbios ficam mais perto da extinção a cada ano.
E, para os pesquisadores, tudo isso poderia ser pior. Só não foi por causa do esforço mundial de preservação, afirmam os cientistas. Mas um esforço, segundo eles, insuficiente para reverter os danos causados pelo manuseio da terra, pelas mudanças do clima e pelo aquecimento dos oceanos.
Os pesquisadores destacam que as espécies estão desaparecendo num ritmo mais alarmante em regiões tropicais, onde a expansão agrícola, a extração de madeira e a caça são intensas. No continente africano, grupos inteiros de mamíferos podem deixar de existir com a destruição de florestas.
A Amazônia, claro, também aparece na pesquisa. Os cientistas alertam que a combinação de desmatamento florestal e alterações climáticas leva à seca na região e isso pode acabar com a vegetação e com os alimentos dos animais.
Adaptado de http://g1.globo.com Edição do dia 26/10/2010
GLOSSÁRIO
Extinção: fim de uma espécie animal ou vegetal.
QUESTÕES
1. De acordo com a reportagem, qual a principal causa do risco de extinção dos animais?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que poderá causar a extinção dos mamíferos no continente africano?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Na Amazônia, a combinação de desmatamento florestal e as alterações climáticas leva à seca e isso pode acabar com a vegetação e com os alimentos dos animais. Faça uma pesquisa sobre a Amazônia e converse com seus colegas e professor (a). Escreva, nas linhas abaixo, o que vocês concluíram:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PRODUÇÃO DE TEXTO
1. Leia o cartaz. Observe que ele tem como finalidade, convencer o leitor a aderir a uma ideia, a ideia de proteger todos os animais:
CARTAZ é um gênero textual muito utilizado para informar as pessoas. É comum haver imagens grandes para facilitar esta comunicação.
Seu desafio será produzir um cartaz que convença o leitor a aderir à ideia de preservação das espécies ameaçadas de extinção. Inspire-se!
Como você já sabe, começamos planejando o texto. Elabore um cartaz, conscientizando as pessoas sobre a importância de cuidarmos de determinada espécie animal. Para ter muitas ideias e organizá-las, vamos elaborar um roteiro. Novamente, vamos pensar em algumas perguntas:
1. Qual o animal que você utilizará em seu cartaz?
_________________________________________________
2. Em qual ambiente esse animal vive?
_________________________________________________
3. Converse com seus colegas e com a sua Professora ou seu Professor sobre o que pode ser feito para evitar a extinção desse animal. Faça anotações do que achou relevante.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Escreva uma frase para convencer o seu leitor sobre o assunto escolhido.
_________________________________________________
PRIMEIRA VERSÃO
Escreva a primeira versão do seu texto, utilizando as informações que você conseguiu ao responder às perguntas do roteiro. Será um esboço da produção textual.
REVISÃO
Chegou a hora de fazer a REVISÃO do cartaz que você elaborou. Releia tudo o que escreveu e decida:
1 - O seu cartaz está claro?
2 - Dá para o seu leitor entender direitinho a mensagem que ele
quer transmitir?
3 - Você ilustrou o cartaz?
4 - Todas as palavras são adequadas ao texto?
5 - Você utilizou, adequadamente, a pontuação?
REESCRITA
Converse com seu professor (a) e, a partir do que você observou na revisão, reelabore o cartaz. Dessa forma, você terá uma versão que, certamente, vai agradar aos seus leitores. Compartilhe em um mural ou na página virtual da escola.