Gênero CARTAZ - Atividade com resposta - 6ºano


Leia as afirmações feitas a seguir, a respeito da campanha:
I. A campanha publicitária apresenta razões que justificam a importância da leitura.
II. Expressões como “mergulhando nos livros” ou “liga seu senso crítico na tomada” possuem a intenção de aproximar a mensagem à compreensão do leitor, uma vez que são próprias da linguagem oral.
III. O incentivo à leitura é a principal mensagem traduzida pelo anúncio publicitário apresentado.
IV. A campanha informa que o brasileiro tem lido cada vez menos.
V. A campanha possui o objetivo de divulgar o lançamento de um livro infantojuvenil.

Estão corretas as afirmações feitas em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) IV e V, apenas.



GABARITO

Leia novamente as afirmações feitas e, em seguida, os comentários correspondentes:

I. Correta: Os nove itens apresentados podem ser considerados argumentos que visam promover o ato de ler.
II. Correta: Expressões como “mergulhando nos livros” ou “liga seu senso crítico na tomada” possuem a intenção de aproximar a mensagem à compreensão do leitor, uma vez que são próprias da linguagem oral. Muitos anúncios publicitários fazem uso desse recurso, objetivando a compreensão da mensagem pelo público-alvo.
III. Correta: De fato, o incentivo à leitura é a principal mensagem traduzida pelo anúncio publicitário apresentado.
IV. Incorreta: Nenhum dos itens apresentados na campanha faz menção aos hábitos de leitura dos brasileiros, nem quantifica tal informação.
V. Incorreta: Não há qualquer divulgação literária na campanha publicitária. Assim, apenas as informações dadas em I, II e III estão corretas.

Resposta: D