Aprofunde seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho.
Trabalhos que não são percebidos como trabalhos
Além de várias profissões conhecidas, existem aquelas atividades que "não parecem" trabalho, mas que exigem muita dedicação, energia, responsabilidade e não têm nenhuma remuneração. Um exemplo é o que os pais fazem em casa: mantêm a ordem, a limpeza, compram os alimentos, preparam a comida, cuidam das roupas, da louça, ocupam-se das crianças.
Você sabia que algumas profissões já desapareceram e outras correm risco de desaparecer? Veja alguns exemplos:
Profissões que desapareceram
[...]
Acendedor de lampiões
Sem a energia elétrica, a energia pública das cidades era feita a base de lampiões. Para acendê-los, havia um profissional. Essa função seguiu até a introdução das lâmpadas elétricas nos postes.
Telefonistas
As chamadas telefônicas de longa distância eram feitas com a ajuda das telefonistas. Elas conectavam de forma manual e transferiam as ligações. Hoje o processo é feito de modo digital.
Profissões que podem desaparecer
Frentistas de posto de gasolina
Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o abastecimento do veículo é feito pelo próprio dono do carro. No Brasil, a Lei nº 9.956/2000 proíbe o funcionamento de bombas de autosserviço.
Trabalhadores domésticos
As profissões ligadas ao lar tendem a desaparecer nos próximos anos.
A contratação dos profissionais fica mais cara e a automação permite que muitos trabalhos sejam executados pelos próprios donos da casa.
(FERNANDES, Teresa. Profissões em extinção. Que trabalhos deixarão de existir?
Disponível em: opovo.com.br
ATIVIDADE
Pesquise e traga os resultados para mostrar à turma:
Que outras profissões já desapareceram? Que outras profissões podem desaparecer? Quais são as profissões consideradas do futuro? Pesquise na internet e traga exemplos de cada situação.