Produção de texto 8ºano com gabarito - Habilidade (EF89LP35) - Conto de suspense - Edgar Allan Poe


Leia, a seguir, um trecho do conto de suspense “A verdade no caso do sr. Valdemar”, de Edgar Allan Poe.

A verdade no caso do sr. Valdemar


Deixamos o Sr. Valdemar inteiramente tranquilo até às três horas da madrugada, quando me aproximei dele e vi que se encontrava, precisamente, no mesmo estado em que o deixara o Dr. F… ao retirar-se; isto é, jazia na mesma posição e o pulso era imperceptível, a respiração, ligeira (mal distinguível, a não ser por meio da aplicação de um espelho aos lábios) os olhos fechavam-se naturalmente e os membros estavam tão rígidos e frios como o mármore. Contudo, a aparência geral não era certamente a da morte. [...] Sr. Valdemar – disse eu – está adormecido? Ele não deu resposta, mas percebi um tremor em torno dos lábio, e por isso fui levado a repetir a pergunta várias vezes. 

POE, Edgar Allan. A verdade no caso do sr. Valdemar.

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Agora você vai produzir uma introdução para esse conto de suspense. A linguagem a ser utilizada deve estar de acordo com a do texto lido. Apresente os personagens e indique onde e quando a história se passa.

Prática de Linguagem: Produção de textos
Objeto(s) de conhecimento: Construção da textualidade

Habilidade (EF89LP35) 
Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa. 


Grade de correção
100%
O aluno que produzir uma introdução com todos os elementos solicitados terá completado satisfatoriamente a atividade. Como é uma produção que envolve criação, aceite as respostas possíveis desde de que estejam de acordo com o conto apresentado e o gênero em geral.
50%
O aluno produziu uma introdução levando em consideração apenas parte das orientações solicitadas ou considerou as orientações, mas se confundiu e produziu outra parte do conto em vez da introdução.
0% O aluno transcreveu trechos do texto suporte, não produziu a introdução ou não a elaborou de acordo com o que foi solicitado.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados


Retome o estudo sobre o gênero conto por meio da seguinte atividade: peça aos alunos que pesquisem e levem um conto de suspense para a sala de aula. Reveja com eles as características desse tipo de conto por meio de exemplos e enfatize como é construída a introdução. Os alunos podem trabalhar em duplas, se preferir. Solicite que leiam o conto, analisando as características da introdução. Recolha a atividade, faça as possíveis correções e entregue-a para que continuem a segunda parte. Nessa etapa, o aluno vai criar a introdução para o seu próprio conto de suspense. Por último, após a correção, exponha as produções na sala para que todos possam lê-las. Caso seja posssível, dê continuidade ao trabalho e peça a produção completa do conto.