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O trecho a seguir foi transcrito do regulamento da edição de 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática. Leia-o com atenção para responder às questões.
Regulamento da Olimpíada Brasileira de Matemática – 2018
1. Disposições gerais
1.1. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma realização conjunta do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
1.2. A coordenação da OBM fica a cargo da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM. Esta Comissão tem como atribuição preparar as provas e soluções das provas da OBM, bem como definir critérios de correção e de premiação.
1.3. A estrutura de apoio organizacional da OBM está situada no IMPA, sob a responsabilidade da Coordenação de Programas de Extensão Acadêmica e tem como atribuição organizar a logística de aplicação e correção de provas, e orientar os colaboradores nas diversas etapas da Olimpíada.
1.4. A OBM é uma competição dirigida aos alunos de escolas e universidades brasileiras – da rede pública ou privada – que estejam cursando desde o 6o ano do Ensino Fundamental ao final da Graduação.
[...]
2. Objetivos
2.1. A OBM tem como objetivos principais:
a) Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática no Brasil, estimulando alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação em olimpíadas.
b) Descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
c) Selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais de Matemática a partir de seu desempenho na OBM, realizando o devido treinamento.
d) Apoiar as competições regionais de Matemática em todo o Brasil.
e) Organizar as diversas competições internacionais de Matemática no Brasil.
[...]
Disponível em:
<https://www.obm.org.br/informacoes-gerais/regulamento/>.
(Fragmento).
QUESTÕES
1. Transcreva o item do regulamento que explicita a maneira como a Olimpíada Brasileira de Matemática pretende intervir na educação matemática no Brasil.
2. Explique, com suas próprias palavras, os objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática em relação a estudantes de Matemática no Brasil.
3. No item 2.1.c, “em competições internacionais de Matemática” é objeto indireto do verbo selecionar. Avalie se essa afirmação é verdadeira ou falsa e justifique sua resposta.
4. Releia o item 1.2 do regulamento e, a seu respeito, assinale a alternativa correta:
a) “as provas” e “soluções das provas da OBM” são, respectivamente, objeto direto e objeto indireto do verbo preparar.
b) “critérios” apresenta apenas uma regência, de forma que não seria possível alterar a preposição de em “de correção e de premiação”.
c) “de correção” e “de premiação” são ambos objetos indiretos, o que pode ser percebido pela presença da preposição de.
d) a preposição de em “das provas” poderia ser substituída pela preposição para, sem prejuízo do sentido do trecho.
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