HABILIDADES
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.
CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Planejamento
1. Comece criando o argumento do conto que escreverá, ou seja, o resumo da história. Quais serão os quatro elementos (personagens, espaço, ação e tempo)?
2. A seguir, estruture também onde começará a história, qual será o conflito pelo qual passarão os personagens e como ele será resolvido ao longo da trama.
3. Planeje a história de modo a fundamentá-la a partir de uma reflexão sobre os usos que fazemos das tecnologias. Explore as noções de tecnofobia e tecnofilia.
4. Pense em nomes significativos para os personagens, que façam referências a outras culturas, talvez desconhecidas pelos possíveis leitores de seu conto.
Produção
1. Escreva agora um rascunho da narrativa em seu caderno.
2. Volte na fase de planejamento e verifique se estruturou todas as partes necessárias que deverão aparecer em seu texto.
3. Se necessário, faça ajustes no texto e pense em escrevê-lo como se o seu leitor fosse outro aluno do mesmo segmento que o seu. Isso quer dizer que sua narrativa deverá ser criativa e instigante!
Revisão
1. Para revisar seu texto, você trocará o rascunho que produziu em seu caderno com o outro colega.
2. Quando ele fizer a leitura de seu texto, deverá considerar os seguintes aspectos:
Em relação à proposta e ao sentido do texto
1. A história está estruturada conforme o esperado, com início, conflito, clímax e desfecho?
2. Há algum “furo narrativo” ou contradição na história que a torne inverossímil? Por exemplo, imagine que o conto narra um futuro distópico em que os personagens não conversam mais oralmente entre si e então, no fim da narrativa, um dos personagens grita com o outro.
Em relação à ortografia e à pontuação
1. O registro ortográfico das palavras e a pontuação estão adequadas?
Circulação
1. Agora será a hora de apresentar todos os textos criados pela sala. Para isso, vocês organizarão um livro que reúna todos os contos produzidos.
2. Releiam as histórias escritas pelos colegas e ajudem a avaliá-las para uma possível reescrita.
3. Tentem destacar, em cada história, os pontos fortes e críticas construtivas que se pode fazer a cada redação.
4. Depois disso, convidem um professor ou outro funcionário da escola, que não tenha trabalhado diretamente com essa produção, para ler os textos que foram produzidos e escrever, para eles, um prefácio, apresentando-os para outros leitores da escola e falando brevemente sobre o livro.
5. Por fim, decidam com o professor a melhor forma de apresentação do livro: em formato impresso ou digital?
Seria interessante definir com os alunos uma forma de agrupar e tornar públicos os contos produzidos por eles por intermédio dos recursos disponíveis.
Sugestão
Os textos podem ser impressos e encadernados com um layout feito pelos alunos; é interessante que eles tragam referências futurísticas, o que pode ser, inclusive, uma oportunidade para trabalhar com a turma certas questões editoriais, como a seleção de textos, o tamanho e o estilo da fonte etc. Outra possibilidade é agrupá-los em um arquivo de PDF e disponibilizar a leitura no site ou blog da escola, ou mesmo criar um e-book para permitir a leitura dos textos em tablets ou celulares.
Avaliação
Com o livro pronto, organizem uma roda de conversa, discutindo como as atividades que foram feitas ao longo da unidade ajudaram no aprendizado desse gênero textual e na experiência de escrita desses contos.
Comentários
Postar um comentário