Observe a imagem acima e escreva uma cena considerando: cenário, tempo, personagens e enredo.
**PDF no final**
HABILIDADES
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros, jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF09LP04) Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
GABARITO
Resposta pessoal.
Para auxiliar os alunos na produção escrita, o professor pode trabalhar com os procedimentos de escrita: planejamento, leitura, escrita, revisão e reescrita. No planejamento, eles podem pensar qual é o cenário, em que momento temporal acontecerá a história, quantos serão os personagens, quais os nomes deles, o que acontecerá na narrativa. Na escrita, os alunos podem decidir quais serão as falas dos personagens e do narrador. A revisão pode ser feita pelo professor, que marcará o que melhorar, e por outros alunos, que comentarão o texto do colega. Após as revisões, o aluno pode reescrever o texto de acordo com as marcações feitas pelo professor e pelos colegas.
Comentários
Postar um comentário