Neste plano de aula, o objetivo é destacar e explorar a intertextualidade implícita e explícita em diversos gêneros, tais como letra de música, HQ, pintura, peça publicitária, bem como levar os alunos a desenvolver a capacidade de relacionar textos.
Objetivos de aprendizagem
• Compreender a intertextualidade implícita e explícita em diferentes textos.
• Identificar os modos de introduzir de outras vozes em um texto.
Habilidades
(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
(EF67LP27) Analisar, entre os textos literários e entre estes e outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.
PLANO DE AULA COMPLETO PARA BAIXAR E SALVAR (conteúdo para assinantes)
Comentários
Postar um comentário