Formação de palavras - Exercícios 8ºano com gabarito - Artigo de divulgação científica (fragmento)


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Atividades prontas em PDF para baixar no grupo do Telegram. Participe!

Como funciona uma usina hidrelétrica?
Mecanismos especiais transformam rio represado em gerador de eletricidade 

O princípio básico é usar a força de uma queda-d’água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela  pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.
No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro. Se bem que, no ano passado, vivemos na sombra do apagão, um período de racionamento provocado, entre outros motivos, pela falta de chuvas. Mas o que as chuvas têm a ver com eletricidade? É que, quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda-d’água. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia.

[...]

Disponível em:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/comofunciona-uma-usina-hidreletrica/

1. O texto é um artigo de divulgação científica.

a) Qual é seu objetivo? 

b) Com base na explicação dada pelo texto, deduza: Por que esse tipo de usina é chamado de hidrelétrica? 

2. Há no texto o emprego de três palavras formadas por composição. 

a) Identifique-as. 

b) Classifique cada uma delas pelo processo de composição por justaposição ou por aglutinação. 

3. Um dos termos indicados por você na questão anterior admite outro processo de formação.

a) Qual é ele e qual outra forma admite? 

b) Identifique o processo de formação do novo termo apontado por você no item a. 

4. Observe os seguintes trechos do texto:

“Mecanismos especiais transformam rio represado em gerador de eletricidade”

“O princípio básico é usar a força de uma queda-d’água para gerar energia elétrica.”

a) Explique a relação entre as palavras destacadas. 

b) Observe as palavras a seguir e localize outras palavras no texto formadas a partir do mesmo radical. Em seguida, indique também qual foi o processo que deu origem a cada uma delas.

• reservar: 

• lento: 

• elétrico: 

5. As palavras abaixo apresentam alguns dos radicais examinados por você nas questões anteriores. Leia-as.

catapora

danado

geração

dalém

agigantar

catacumba

gerativo

cata-piolho

dalgum

hidrácido

eletrizante

catassol

gigantesco

hidreletricidade

hidravião

a) Identifique, entre as palavras, quais foram formadas pelo processo de composição. Classifique-as.

b) Troque ideias com os colegas e o professor e tente deduzir o sentido de cada uma das palavras indicadas por você no item a. 

c) Consulte um ou mais dicionários e confronte os significados apontados por eles com os que você apresentou no item b. Houve alguma divergência? 

Leia o post de rede social e responda às questões 6 e 7.


6. Que imagem o autor do texto constrói de si mesmo ao fazer a postagem? 

7. Sobre o processo de formação da palavra composta boquiaberto:

a) Quais são as palavras combinadas para sua formação? 

b) Houve perda de algum som das palavras combinadas? 

c) Houve a adição de algum som na combinação das palavras? 

GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 
Blog fechado para professores. 

Comentários