Exercícios sobre o gênero poema e figuras de linguagem com gabarito 8ºano (PDF)

ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

1. Os poemas correspondem a um gênero textual comumente estruturado em versos, estrofes, rima e métrica. Ao escrever um poema, os poetas buscam traduzir para o leitor seus sentimentos, quaisquer que sejam eles: amor, revolta, indignação, compaixão, orgulho, etc., e assim, manifestando a poesia, descrevem seu mundo interno, pela voz do eu lírico. Analise a informação que segue.

“O poeta olha para o mundo que o cerca de modo subjetivo e transforma um elemento comum do cotidiano em matéria de poesia. Ao abordar nossa realidade, os poemas podem destacar sua beleza, seus problemas, de modo a emocionar e despertar o leitor para os temas apresentados.”

(Extraído de Para viver juntos Português 8º ano. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2014. p. 191.)

Assinale.

(  ) Certo. (  ) Errado.

2. Tendo em vista o seu estudo sobre o gênero poema, analise as afirmações a seguir, referentes a ele. 

(01) Dificilmente, os poemas apresentam repetição de palavras ou sons.

(02) Muitos autores escrevem versos que tentam reproduzir outros gêneros, como a notícia, por exemplo. 

(04) O gênero poema não costuma constituir um texto de denúncia de problemas da sociedade.

(08) As ilustrações são consideradas parte intrínseca dos poemas que as apresentam.

(16) Para transmitir seus sentimentos ou suas impressões sobre o mundo, o poeta pode criar imagens, atribuindo novos sentidos às palavras.

(32) A vida nas metrópoles, as novas relações de trabalho, os novos modelos de família e a realidade das minorias são alguns dos temas recorrentes na atualidade nos poemas.

(64) Não é possível afirmar que a produção poética seja diretamente responsável por transformações sociais, mas, sem dúvida, a palavra poética, ao longo da história, tem sido veículo de reflexão ou denúncia sobre acontecimentos diversos.

A soma das alternativas corretas é:

a) ( ) 15 

b) ( ) 19 

c) ( ) 44 

d) ( ) 100 

e) ( ) 114

3. Com relação ao poema e à linguagem poética, é correto afirmar que:

I. É frequente o uso de figuras de linguagem no poema.

II. A pontuação usada no poema costuma ter uma função expressiva.

III. Não é comum, na linguagem poética, a criação de novos significados para cenas e objetos do cotidiano.

IV. Uma característica da linguagem poética é apresentar palavras, expressões e construções que, no contexto em que são empregadas, são sempre entendidas de uma única maneira.

V. A linguagem poética, associada ou não à música, possibilita o registro da interpretação emotiva de fatos e sentimentos que são, muitas vezes, de caráter universal.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) ( ) I e III.

b) ( ) I e IV.

c) ( ) II e IV.

d) ( ) I, II e V.

e) ( ) II, III e V.

4. Observe a seguinte afirmação sobre as rimas dos poemas:

A rima poética baseia-se exclusivamente na correspondência exata dos sons finais de dois ou mais versos.

Assinale.

( ) Certo. ( ) Errado.

5. Leia um fragmento do poema que segue, escrito por Gonçalves Dias.

A Leviana 

És engraçada e formosa
Como a rosa,
Como a rosa em mês d’Abril;
És como a nuvem doirada
Deslizada,
Deslizada em céus d’anil.

Tu és vária e melindrosa,
Qual formosa
Borboleta num jardim,
Que as flores todas afaga,
E divaga
Em devaneio sem fim.

És pura, como uma estrela
Doce e bela,
Que treme incerta no mar:
Mostras nos olhos tua alma
Terna e calma,
Como a luz d’almo luar.

[...]

DIAS, Gonçalves. A Leviana. In: Primeiros cantos.
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00119a.pdf>. 

Agora, responda às três questões seguintes.

I. Que recursos da linguagem poética podem ser observados neste poema de Gonçalves Dias? Cite ao menos três.

II. Nos versos da segunda estrofe do poema, a mulher descrita pelo eu lírico é comparada a uma “Borboleta num jardim”. A criação de imagens poéticas como essa é chamada de: 

a) ( ) metáfora.

b) ( ) metonímia.

c) ( ) apóstrofe.

d) ( ) comparação.

e) ( ) personificação.

III. Em versos como: “És engraçada e formosa /Como a rosa”, o autor faz uso de uma figura de linguagem predominante no poema. Tal figura é conhecida como:

a) ( ) metáfora.

b) ( ) metonímia.

c) ( ) apóstrofe.

d) ( ) comparação.

e) ( ) personificação.

6. Considerando a diferença entre metáfora e comparação, analise as alternativas que seguem e assinale a única que apresenta uma metáfora.

a) ( )
”Estou preso ao meu pensamento
Como o vento preso ao ar.”
(Fernando Pessoa)

b) ( )
“A natureza me assusta. / Com seus matos sombrios, suas águas, / suas aves que são como aparições, (...).”
(Ferreira Gullar)

c) ( )
“A saudade bateu / Foi que nem maré / Quando vem de repente / De tarde, invade
E transborda esse bem me quer / A saudade é que nem maré.”
(Perfil – Jorge Vercillo; 1a faixa: “Que nem maré”; Jorge Vercillo, Som Livre, 2003).

d) ( )
“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.”
(Rubem Alves)

7. Leia o trecho da música “Te ver”, apresentado a seguir.

“Te ver e não te querer / É improvável, é impossível / Te ter e ter que esquecer / É insuportável, é dor incrível / É como mergulhar num rio e não se molhar / É como não morrer de frio no gelo polar (...).”
(MTV Ao vivo – Skank; 11a faixa: “Te ver”; compositores: Samuel Rosa, Lelo Zanetti e Chico Amaral; Sony, 2001). 

Nesse trecho, há quatro comparações. Assinale e justifique sua resposta.

( ) Certo. (  ) Errado.

8. A metonímia também é uma figura de linguagem utilizada na elaboração de imagens poéticas. Tal figura tem como fundamento a compreensão de que dois seres ou objetos guardam um ponto em comum; há uma semelhança objetiva entre eles, gerada pela relação lógica de proximidade entre a palavra substituta e a palavra substituída. A partir dessas informações e de seu estudo sobre o assunto, analise as frases que seguem e assinale a única que NÃO apresenta metonímia.

a) ( ) “Asas tontas de luz, cortando o firmamento.” (Olavo Bilac)

b) ( ) “Meu sorriso é uma fenda escavada no chão.”
(Quando o carnaval chegar, 2a faixa: “Baioque”; Chico Buarque, Polygram, 1972).

c) ( ) “Navegam fome e cansaço nas profundezas do rio.”
(Mauro Mota)

d) ( ) “A cidade inteira viu assombrada, de queixo caído, o pistoleiro sumir (...).”
(José Cândido de Carvalho)

GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Blog fechado para professores.