Linguagem impessoal - Voz passiva e voz ativa - Atividade com gabarito 9ºano (PDF)


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Estratégias de impessoalização da linguagem

Leia o texto a seguir, a introdução de um informativo sobre usos e cuidados relacionados à Internet.

Pesquisas recentes apontam que, dentre um universo de 29,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 09 a 17 anos, mais de 23 milhões são usuários da Internet¹. Esses números nos fazem perceber a importância da instrução voltada para crianças e adolescentes com foco no ambiente digital; entretanto, instruí-los em como ter boas ações no uso da Internet vai muito além do ensino no manuseio das novas tecnologias.
Infelizmente, muitas vezes, a Internet também é utilizada para exposição de conteúdos inapropriados, contato com pessoas desconhecidas e mal-intencionadas, acesso a julgamentos indevidos, ofensas, preconceito e discriminação, além de publicidade exagerada. Consciente da importância de que a Internet tem em nosso cotidiano e sensibilizado pelas preocupações em relação ao uso da Internet por jovens, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu esse Informativo para ajudar pais, avós, tios, professores, amigos e todo adulto que tem a função de educar, com intuito de orientarem adolescentes em como usar a Internet com mais segurança e responsabilidade.

¹ Fonte: Pesquisa TIC Kids 2015 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br.

Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/kids-online/

1. O início do texto lido busca justificar a importância do tema abordado e das informações que serão apresentadas ao público.

a) Qual voz de autoridade o texto cita, em seu início?
b) Qual é o efeito de sentido que essa voz de autoridade confere ao texto?

2. No 1º parágrafo, no trecho “Esses números nos fazem pensar”, há o emprego do pronome oblíquo nos.

a) A quem o pronome oblíquo nos se refere?
b) Que efeito de sentido a utilização do pronome de 1ª pessoa do plural constrói no texto?

3. Releia o seguinte trecho do texto.

“Infelizmente, muitas vezes a Internet também é utilizada para exposição de conteúdos inapropriados, contato com pessoas desconhecidas e mal-intencionadas, acesso a julgamentos indevidos, ofensas, preconceito e discriminação”.

a) Em que voz a oração foi empregada, ativa ou passiva?
b) Qual é o efeito de sentido construído pelo emprego dessa voz?
c) Que termo permite inferir o ponto de vista do enunciador sobre o conteúdo do trecho? Justifique sua resposta.

4. Ainda sobre o trecho em destaque na questão anterior, responda:

a) No trecho, algumas nominalizações (utilização de nomes em vez de verbos) foram empregadas. Identifique-as.
b) Reescreva o trecho, trocando as nominalizações por verbos.
c) Compare a reescrita do item b com o trecho original e responda: Qual é o efeito de sentido das nominalizações?

5. Releia o texto e observe o emprego dos substantivos crianças, adolescentes e jovens. Em todos os casos, esses substantivos não são precedidos de artigo. Que efeito de sentido é criado pelo emprego desses substantivos sem nenhum determinante?

6. Observe a expressão é possível, empregada no trecho em destaque no texto.

a) Qual é o sujeito da oração em que a expressão foi empregada?
b) Qual é o efeito de sentido construído pelo emprego de um sujeito com esse perfil?

7. A maioria dos verbos empregados no texto está no presente do indicativo. A seguir, as opções detalham circunstâncias nas quais esse tempo verbal costuma ser utilizado. Assinale a opção que justifica o seu uso no texto lido.

a) Simultaneidade entre o momento da fala e o que se expressa.
b) Processos e ações habituais, regulares.
c) Futuro próximo, tido como realização certa.
d) Presente atemporal, com ideia de universalidade ou verdade.

Ao longo da atividade, você observou as seguintes estratégias de impessoalização da linguagem:

  • o emprego da voz passiva, de verbos no infinitivo e indeterminação do sujeito, que possibilitam que o responsável pela ação verbal seja omitido;
  • nominalizações e ausência de artigos definidos, que permitem maior generalização;
  • o uso do presente do indicativo, que constrói a ideia de verdade atemporal, sem que o autor precise explicitamente se comprometer com as informações do texto;
  • a referência a vozes de autoridade, que dão credibilidade ao que é dito.

Essas estratégias, ao construir a ideia de impessoalização e generalização, contribuem para que o texto se destine a um público leitor mais amplo e que seu conteúdo seja interpretado como uma verdade permanente ou como um conhecimento compartilhado por todos.

GABARITO

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