EF07LP12, EF07LP13 Atividade - Elementos de coesão - Gênero projeto cultural - Descritor 2 - Gabarito

Ao ler um texto, você observa os recursos utilizados para relacionar as partes do texto e evitar repetições desnecessárias? Há alguns recursos empregados para garantir a coesão e a continuidade textual. Um deles é o uso de palavras e expressões que substituem outras já mencionadas em um texto. 

Será que todo mundo tem acesso à leitura como gostaria? Você acredita que a possibilidade de ter contato com os livros pode deixar alguém mais feliz? Leia o projeto cultural a seguir e veja como uma boa ideia pode ajudar muita gente.

Projeto Viagem pela Literatura

Introdução

projeto Viagem pela Literatura vem sendo realizado desde 1994 pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, vinculada à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória, por meio de atividades socioculturais e desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, utilizando diversas linguagens. Atua prioritariamente junto ao público das comunidades de bairros periféricos, com maior índice de vulnerabilidade e/ou risco social, dinamizando, dessa forma, a interação com a população do município.

Justificativa

A democratização do conhecimento é essencial para o desenvolvimento educacional, econômico e social da nação, assim sendo é fundamental promover a integração do cidadão através de canais que facilitem sua participação e produção desse conhecimento.

Objetivo

Incentivar a prática da leitura e contribuir para a cidadania.

Público-alvo

É constituído por crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Metodologia

O projeto é realizado anualmente com atividades semanais, na Biblioteca Municipal e comunidades das regiões do município de Vitória/ES, utilizando espaços alternativos.

Atividades do projeto

› Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas em livros);
 Contação de Histórias;
 Oficina de Artes;
 Oficina de Poesia;
 Encontro com o Escritor;
 Curso de Contação de Histórias;
 Círculo de Leitura;
 Sarau poético;
 Leitura no parque/praça;
› Caixa-estante (minibiblioteca).
[...]

Recursos utilizados

› Recursos humanos;
› Recursos financeiros;
› Recursos materiais;
› Recursos tecnológicos.

Avaliação

É realizada por meio de questionários e depoimentos dos participantes.
[...]

Considerações Finais

Projeto Viagem pela Literatura da Biblioteca Municipal vem cumprindo seus objetivos, promovendo o acesso democrático ao livro, à leitura e à biblioteca por meio de atividades socioculturais, despertando o gosto pela leitura em suas diversas linguagens. Com isso, vem conseguindo não só manter as metas de ampliação do público leitor da biblioteca, mas também atingir grupos sociais diversos, complementando a sua missão de proporcionar a todos a igualdade de oportunidade de acesso à informação e ao conhecimento.

BRASIL. Governo do Estado de São Paulo. Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Projeto viagem pela literatura.

Dinamizando: movimentando, estimulando.
Periféricos: situados na periferia, afastados do centro da cidade.
Prioritariamente: de modo preferencial.
Vinculada: ligada.
Vulnerabilidade: fragilidade.
Democratização: processo de tornar acessível.
Sarau: encontro literário.

1. Quais etapas do Projeto Viagem pela Literatura aparecem no trecho?

2. Sobre o projeto, responda às questões a seguir.

a) Desde quando o projeto é realizado?

b) Quem é o responsável pelo desenvolvimento do projeto?

c) Por meio de que ações o projeto é realizado?

d) Qual é o público-alvo do projeto?

3. De acordo com a justificativa do projeto, qual é a finalidade da democratização do conhecimento?

4. Na metodologia do projeto, NÃO são apresentadas informações a respeito:

( ) da frequência com que as atividades são realizadas.
( ) do local onde as atividades são realizadas.
( ) dos responsáveis pela realização das atividades.

5. Das atividades do projeto, de qual ou de quais você participaria? Por quê?

Um projeto cultural é um documento que deve apresentar o planejamento de um evento, de uma ação ou de uma série de apresentações, que podem ser de dança, de teatro, de música etc.

 Leia o texto, levando em consideração os elementos de coesão empregados pelo autor.
 Reconheça os termos que podem substituir determinadas palavras no texto, sem comprometer o sentido pretendido.
 Analise os objetivos do autor ao utilizar determinados elementos de coesão ou ao fazer substituições.

6. Nas considerações finais do projeto, o pronome possessivo seus, empregado na locução “seus objetivos”, refere-se:
(A) aos objetivos do Projeto Viagem pela Literatura.
(B) aos objetivos da Biblioteca Municipal.
(C) aos objetivos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória.
(D) aos objetivos da coordenadora do projeto.

7. Ainda nas considerações finais, o pronome possessivo suas, empregado na locução “suas diversas linguagens” refere-se:
(A) ao livro.
(B) à biblioteca.
(C) à leitura.
(D) às atividades socioculturais.

8. A missão do Projeto Viagem pela Literatura é proporcionar igualdade de oportunidade de acesso à informação e ao conhecimento a todos. O vocábulo destacado refere-se:
(A) somente ao público leitor da biblioteca.
(B) não somente ao público leitor da biblioteca.
(C) somente ao público das comunidades de bairros periféricos.
(D) não somente à população do município.

GABARITO

Comentários