Por mais de uma década, a Disney parecia ter cortado relações com o McDonald’s. Em 2006, depois de anos de parceria, a gigante do entretenimento quebrou o pacto de vendas que tinha com o gigante da junk food. A dona do Mickey Mouse e do Donald dava a entender que não queria conexões com a obesidade infantil e as doenças crônicas promovidas pelo palhaço Ronald. Era 2018, porém, e tudo mudou – ou melhor, voltou a ser como antes.
O rato e o pato foram liberados para se empanturrar novamente de Big Mac e companhia. E, agora, com o sucesso dos filmes da Marvel – comprada pela Walt Disney Co. em 2009 – principalmente a explosão da franquia Os Vingadores, o que não falta são super-heróis em miniatura sendo comercializados como “brindes” nos mac lanches da vida.
Aliás, o suposto rompimento e a volta da relação tiveram como pivô o McLanche Feliz. E, se em 2006 o motivo da separação era o combo direcionado às crianças que “não cumpria as diretrizes nutricionais da Disney”, algumas sutis alterações no cardápio do McDonald’s garantiram que as duas corporações recolocassem as alianças nos dedos.
Reatada, a dupla dinâmica entrou em ação já com filmes que dialogam com o heroísmo em Os Incríveis 2, e, depois, na continuação de Detona Ralph. Ambos tiveram, no ano passado, brinquedos no McLanche Feliz.
Vamos dar dois passinhos atrás, dois parágrafos, para ser mais preciso, O tal “rompimento” entre as megaempresas foi daqueles bem mais ou menos. Se os brindes não eram parceiros dos lanches gordurosos mundo afora desde 2006, as lojas da cadeia de fast-food nos parques temáticos da Disney seguiram funcionando normalmente.
Sem falar que, mesmo com as mudanças no cardápio, os lanches que são os carros-chefe históricos da rede de comida-porcaria continuam sendo bombas de gordura e sódio e, acompanhados do açúcar dos refrigerantes, quase irmãos siameses dos sanduíches, fazem um estrago e tanto no organismo, como você pode ver em português e inglês.
Neste 25 de abril, com o lançamento de Vingadores: Ultimato nos cinemas mundiais, com grande possibilidade de quebrar o recorde histórico de bilheteria pertencente a Avatar, filme de 2009, Disney e McDonald’s vão jorrar dinheiro (estimativas apontam uma arrecadação de três bilhões de dólares, quase 12 bilhões de reais, só de ingressos nas salas de cinema!) nas contas bancárias e nas ações no mercado financeiro, enquanto milhões de pessoas compram junk food para ter bonequinhos fajutos de Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro
– lembrando que, dentre esses milhões de pessoas, muitas certamente têm ou terão doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, câncer, hipertensão), a maior causa mundial de mortes, sendo parte significativa associada à má alimentação e ao consumo de ultraprocessados.
Assim, à base de um namoro que nunca terminou de fato, fica fácil retomar e turbinar esse casamento. [...]
NETO, Moriti. Vingadores: Ultimato, quando os heróis estão do lado dos vilões. Outras Palavras. 25 abr. 2019.
Disponível em:
<https://outraspalavras.net/ojoioeotrigo/2019/04/vingadores-ultimato-quando-os-herois-estao-do-lado-dos-viloes/>
Junk food: alimento calórico e pouco nutritivo.
Fajuto: de péssima qualidade.
Ultraprocessado: que passou por muitas transformações e está pronto para o consumo.
1. Qual crítica é construída sobre a parceria entre a Marvel e o McDonald's?
2. Releia o título da crônica e responda: quem são os vilões e os heróis a quem o autor se refere?
3. No subtítulo da crônica, a expressão arrebentar corações aparece duas vezes: uma de forma explícita e outra implícita. Sobre esse emprego, assinale a alternativa correta.
( ) Nas duas situações a expressão foi empregada em sentido figurado, indicando que os filmes vão agradar aos fãs.
( ) No primeiro caso, a expressão foi empregada em sentido figurado, indicando que os filmes vão agradar aos fãs, mas, no segundo caso, foi usada em sentido literal, sugerindo que os filmes causam danos à saúde dos fãs.
4. Explique a que se referem as expressões destacadas nos trechos a seguir.
a) “[...] depois de anos de parceria, a gigante do entretenimento [...]”
b) “[...] o gigante da junk food [...]”
c) “O rato e o pato foram liberados [...]”
d) “Reatada, a dupla dinâmica entrou em ação [...]”
A crônica é um texto que busca inspiração em fatos do dia a dia e apresenta um olhar subjetivo sobre os acontecimentos. Quando narra uma história ficcional, a crônica é narrativa; quando apresenta um posicionamento sobre um assunto, ela é argumentativa. As crônicas transitam entre o jornalístico e o literário e podem ser veiculadas em livros, revistas, jornais e sites.
DICAS PARA AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DAS PRÓXIMAS QUESTÕES
› Identifique e sublinhe, em cada parágrafo do texto, os fatos apresentados.
› Observe e contorne as opiniões expressas sobre os fatos relatados.
5. É possível localizar uma opinião no trecho:
(A) “[...] a gigante do entretenimento quebrou o pacto de vendas que tinha com o gigante da junk food.” (1 parágrafo)
(B) “[...] o motivo da separação era o combo direcionado às crianças que ‘não cumpria as diretrizes nutricionais da Disney’” (3 parágrafo)
(C) “Assim, à base de um namoro que nunca terminou de fato, fica fácil retomar e turbinar esse casamento.” (8 parágrafo)
(D) “E, agora, com o sucesso dos filmes da Marvel – comprada pela Walt Disney Co. em 2009 [...]” (2 parágrafo)
6. O trecho que apresenta apenas fatos é:
(A) “[...] Ambos tiveram, no ano passado, brinquedos no McLanche Feliz [...]” (4 parágrafo)
(B) “[...] os lanches que são os carros-chefe históricos da rede de comida-porcaria continuam sendo bombas de gordura e sódio [...]” (4 parágrafo)
(C) “[...] O tal 'rompimento' entre as megaempresas foi daqueles bem mais ou menos.” (5 parágrafo)
(D) “[...] bonequinhos fajutos de Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro [...]” (7 parágrafo)
7. No subtítulo da crônica, os trechos:
(A) “estreia de filme” e “devem arrebentar corações dos fãs” são fatos.
(B) “parceria da Marvel com junk food” e “devem arrebentar corações dos fãs” são fatos.
(C) “estreia de filme” e “parceria da Marvel com junk food” são opiniões.
(D) “estreia de filme” e “parceria da Marvel com junk food” são fatos.
Comentários
Postar um comentário