EF69LP18, EF69LP20 Atividade - Cartaz de campanha institucional - Texto verbal e não verbal - Descritor 9

Nesta atividade você identificará as partes principais e as partes secundárias de um texto. Para isso, leia o cartaz de campanha institucional a seguir, ele faz parte de uma campanha de conscientização a respeito da importância da leitura. Leia-o com atenção antes de resolver as questões propostas.



1. Sobre os elementos composicionais do cartaz de campanha institucional, responda às questões a seguir.

a) Qual é o slogan do anúncio?

b) Qual é o título do cartaz?

c) Esse cartaz apresenta logotipo? Justifique sua resposta.

d) Com base na leitura do texto verbal do cartaz, explique qual é a intenção da campanha.

e) Identifique de que modo os elementos que aparecem na imagem do cartaz analisado complementam o texto verbal.

cartaz de campanha institucional é um gênero textual que se volta à divulgação de uma mensagem a fim de influenciar opiniões ou de obter adesão a uma ideia.
De modo geral, esse gênero é composto de uma imagem (linguagem não verbal), de um título e de um texto (linguagem verbal), além de um slogan (frase curta e de fácil memorização), de um logotipo (símbolo formado por imagem e/ou letras, que servem para identificar a empresa, a marca etc.) e de uma assinatura (identificação do anunciante, que pode ser substituída pelo logotipo).

› Observe o que está sendo anunciado no cartaz de campanha institucional.
 Constate quem é o anunciante e qual foi a intenção dele ao produzir o cartaz em questão.
 Observe as imagens e as informações que aparecem no texto.
 Faça a associação entre os elementos verbais e os elementos não verbais que aparecem no cartaz de campanha institucional.
› Busque hierarquizar as informações presentes no cartaz, ou seja, colocá-las em ordem de acordo com a importância que expressam no texto.

Nos textos que apresentam linguagem verbal e linguagem não verbal, é essencial ficar atento à ligação que existe entre esses elementos.

2. A ideia principal do cartaz lido encontra-se:
(A) apenas no texto verbal.
(B) apenas no texto não verbal.
(C) no slogan e no logotipo.
(D) no texto verbal e no texto não verbal.

3. Assinale a alternativa que apresenta um trecho que faz parte da informação principal do cartaz.
(A) “Itaú. Feito para você.”
(B) “Era uma vez um mundo que se transformava através da leitura.”
(C) #issomudaomundo”
(D) “Programa Itaú Criança”

4. A partir da imagem e do texto verbal do cartaz, é possível concluir que a ideia principal desse
texto é:
(A) o Itaú é responsável pela transformação do mundo.
(B) a campanha do Itaú pode mudar o mundo.
(C) a leitura é capaz de transformar o mundo.
(D) o mundo pode ser transformado pela imaginação.

Participe do grupo de professores (entrar)

Comentários