Sinopse e resenha - Atividade com gabarito 7ºano (PDF)

ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Essa atividade é continuação da atividade anterior (aqui).

Leitura 1

Com que objetivo você imagina que uma sinopse sobre um filme é escrita? Leia o texto a seguir.

Impulsionado pela restauração de sua fé na humanidade e inspirado pelo ato altruísta do Superman (Henry Cavill), Bruce Wayne (Ben Affleck) convoca sua nova aliada Diana Prince (Gal Gadot) para o combate contra um inimigo ainda maior, recém-despertado. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha buscam e recrutam com agilidade um time de meta-humanos, mas mesmo com a formação da liga de heróis sem precedentes – Batman, Mulher-Maraviha, Aquaman (Jason Momoa), Cyborg (Ray Fisher) e Flash (Ezra Miller) –, poderá ser tarde demais para salvar o planeta de um catastrófico ataque.

Título original: Justice League
Distribuidor: Warner Bros.
Ano de produção: 2017
Tipo de filme: longa-metragem

IGA da Justiça. AdoroCinema. Disponível em: <http://www.adorocinema.com

Altruísta: aquele que se preocupa com o outro.
Sem precedente: o que nunca aconteceu antes.

Leitura 2

Você acabou de ler uma sinopse. Conseguiu entender a função do texto?
Agora, você vai ler uma resenha crítica sobre o mesmo filme citado na sinopse. Leia o texto para conferir.

Liga da Justiça aposta no carisma dos personagens e do elenco

A chegada de um poderoso ser em busca de misteriosos artefatos ameaça o planeta. Com o Superman morto, a última linha de defesa para impedi-lo é a união de cinco heróis com habilidades e personalidades diferentes – Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Cyborg –, que precisarão superar as dificuldades para vencer a batalha.
Como se pode ver, a história é similar à maioria dos longas do gênero. Após filmes cercados de polêmicas, muitos deles massacrados pela crítica, a Warner Bros e DC Entertainment fazem uma aposta segura em Liga da Justiça.
Não que a produção tenha sido tranquila. Vários boatos e rumores, por vezes críveis e por outras surreais, surgiam em doses diárias. O ápice da turbulência aconteceu seis meses antes da estreia, quando o diretor Zack Snyder se afastou do projeto durante a fase de pós-produção [...].
No lugar dele, assumiu Joss Whedon, o diretor de Os Vingadores. Ele já vinha trabalhando com Snyder reescrevendo cenas para o período de regravações, e acabou por assumir a tarefa de gravá-las e finalizar o longa-metragem.
O resultado final é um filme mais leve, com momentos de alívio cômico e muita aventura, cuja força principal está na química entre os atores, a dinâmica da equipe e o carisma dos personagens.
A boa caracterização dos seis super-heróis deixa o público interessado na trama e segura a projeção ao longo de suas duas horas. Todo o elenco faz um bom trabalho, e os atores parecem estar confortáveis em seus respectivos papéis. Inclusive os novatos, com destaque para o energético Ezra Miller como Barry Allen.
Além disso, vários easter eggs permeiam o filme e chamarão a atenção dos fãs de quadrinhos mais atentos.
A trilha sonora desenvolvida por Danny Elfman, ainda que não apresente um tema marcante para o grupo, busca reconciliar a DC com seu longo legado cinematográfico, ao usar acordes dos clássicos temas do Superman, criado por John Williams, em 1978; e Batman, do próprio Elfman, de 1989. Esses momentos certamente terão significado especial para os fãs nostálgicos.
Entretanto, o filme tem problemas.
Começando pela ameaça aos heróis, Lobo da Estepe é o típico vilão genérico. Sua única função é servir como catalisador para a Liga da Justiça se unir, e seus propósitos, motivações e origens são explicados de forma muito superficial. Quem não é familiarizado com o personagem e sua relação com os Novos Deuses e Darkseid (ambos mencionados de passagem), terá dificuldades de entender o que realmente está acontecendo. O mesmo pode ser dito no caso das Caixas Maternas.
Além disso, muitas pontas deixadas no filme anterior, Batman vs. Superman – A origem da justiça, não são amarradas. E parecem ter sido abandonadas. [...] sensação ao sair da sala de cinema. E a percepção de que a DC está atenta às críticas para ajustar o curso de seu universo cinematográfico. O discurso sobre esperança que é passado, inclusive com o retorno do Homem de Aço, também serve para nos deixar mais esperançosos com o que há por vir nas telonas. [...]

NALIATO, Samir. Liga da Justiça aposta no carisma dos personagens e do elenco. Universo HQ.

15 nov. 2017. Disponível em: <http://www.universohq.com/filmes/resenha-liga-da-justicaaposta-no-carisma-dos-personagens-e-do-elenco/>

Catalisador: incentivador, estimulador.
Crível: em que se pode acreditar.
Easter eggs: segredos escondidos.
Surreal: que não corresponde à realidade.

1. Qual é a finalidade da sinopse lida? E a da resenha crítica?

2. Com que objetivo as pessoas costumam ler sinopse e resenhas de filmes?

3. Marque (S) para as características da sinopse e (R) para as da resenha.

( ) Apresenta um breve resumo do enredo, sem comentá-lo.

( ) Apresenta uma apreciação (positiva ou negativa).

( ) Apresenta uma linguagem mais subjetiva.

( ) Apresenta uma linguagem mais objetiva.

5. Escreva a sinopse de um filme a que você já tenha assistido.

PARA RELEMBRAR

A sinopse é um texto relativamente curto e objetivo que apresenta um resumo do enredo de uma obra (livro, filme, peça de teatro, musical etc.). Pode ou não ser acompanhada de uma ficha técnica, onde constam os nomes dos diretores, atores, país de produção, tempo de duração, classificação etária etc.

A resenha é um texto que apresenta uma avaliação ou uma apreciação de uma obra, elogiando-a ou criticando-a. Ao longo do texto, podem ser destacados, de forma subjetiva, tanto aspectos positivos quanto negativos do objeto resenhado.

Releia a sinopse e a resenha crítica, observando os aspectos comuns entre elas. Anote suas conclusões.

Observe os objetivos com que a sinopse e a resenha foram escritas.

1. Após a leitura da sinopse e da resenha, é possível concluir que tanto a sinopse quanto a resenha crítica apresentam como tema:

(A) o filme Liga da Justiça.
(B) os filmes de super-heróis.
(C) os filmes da Warner Bros e da DC Entertainment.
(D) os filmes produzidos em Hollywood.

2. Ao comparar a sinopse com a resenha, é possível concluir que:

(A) embora tratem do mesmo tema, a abordagem é diferente.
(B) embora apresentem a mesma abordagem, os temas são diferentes.
(C) tanto a temática quanto a abordagem são diferentes.
(D) tanto a temática quanto a abordagem são semelhantes.

Gabarito

Participe do grupo de professores (entrar)


Comentários