Em um texto, para evitarmos as repetições desnecessárias, podemos substituir as palavras por outras. Essas palavras podem ser tanto sinônimos quanto pronomes que têm a função de retomá-las. Reconhecer esses empregos em um texto é o objetivo desta atividade.
Curitiba, 22 de março de 2011.
Nós, estudantes das escolas municipais de Curitiba, queremos, por meio desta carta, assumir um compromisso de amor e responsabilidade com o nosso Verde Brasileiro.
Aprendemos que, no Brasil, há enormes comunidades biológicas, que são chamadas biomas – Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Amazônia, Pampa e Caatinga. Cada bioma apresenta características peculiares, e a interferência em um deles pode afetar os outros, pois somos habitantes de um mesmo país, de um mesmo planeta.
Mesmo com nossa pouca idade, já percebemos o quanto nosso mundo está sofrendo e quanto mal nós estamos causando a este belo planeta. Temos grandes áreas de destruição, devido ao crescimento desordenado das cidades e à ganância do ser humano em adquirir riquezas explorando a natureza.
Reconhecemos a importância do cuidado e da preservação para o ambiente, pois somente por meio das nossas ações e mudanças de atitude conseguiremos manter o equilíbrio de que o planeta realmente necessita.
Fazer a nossa parte já não é mais sufi ciente. Precisamos trabalhar como defensores do meio ambiente, espalhando os conhecimentos que estamos adquirindo ao maior número de pessoas e mudando algumas atitudes no nosso dia a dia. Para tanto, algumas ações são imprescindíveis:
• separar o lixo e colocá-lo nos lugares adequados;
• fechar as torneiras e economizar água;
• fazer uso racional da energia, apagando as luzes ao sair dos ambientes e desligando aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados;
• plantar árvores, fazer jardins e hortas, promovendo a permeabilidade do solo;
• utilizar os alimentos de forma adequada, aproveitando tudo o que puder, minimizando desperdícios;
• utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes, abrindo as cortinas e as janelas das residências;
• ensinar e aprender a reutilizar, reduzir e reciclar;
• priorizar o uso do transporte coletivo, andar mais a pé e de bicicleta;
• cuidar dos animais e respeitar seu hábitat natural, pois são seres fundamentais ao equilíbrio da natureza;
• proteger rios, lagos, mares e seus entornos;
• rever posturas demasiadamente consumistas;
• denunciar atitudes de depredação ambiental;
• desenvolver consciência crítica em relação ao papel social de cada cidadão na manutenção da biodiversidade.
Sabemos que muitos têm pensado no dia de amanhã e se esforçam para estar em harmonia com a natureza, demonstrando que aprenderam a viver de maneira sustentável em nosso planeta.
Mas, com os que ainda não aprenderam, queremos colaborar repassando essas informações e enfatizar a importância de fiscalizar práticas de cuidado com o meio ambiente.
É correto dizer que se deve deixar um mundo melhor para as pessoas, mais correto ainda é afirmar que devemos deixar pessoas melhores para o mundo.
Vamos reciclar nossos gestos e atitudes a favor da manutenção da vida nos biomas, pois, assim, estaremos atuando efetivamente no desenvolvimento sustentável do Brasil e colaborando para que Curitiba continue sendo referência no cuidado com as questões ambientais.
Você pode, eu posso e não há quem não possa!
Vamos lutar juntos para que esta vitória seja nossa!
Zele pela vida! Mereça ser filho deste planeta!
Estudantes das Escolas Municipais de Curitiba (Envolverde/Prefeitura Municipal de Curitiba)
ALUNOS escrevem carta pela preservação do planeta. Gestão Universitária. 23 mar. 2011.
1. Observe a estrutura da carta-compromisso lida e responda às questões.
a) Qual é o local e a data em que a carta foi escrita?
b) Quem é o remetente?
c) A quem a carta é destinada?
2. Com que objetivo a carta-compromisso foi escrita?
3. Os estudantes desejam repassar as informações citadas na carta para:
( ) os que pensam no dia de amanhã e se esforçam para estar em harmonia com a natureza.
( ) os que ainda não aprenderam a importância de fiscalizar práticas de cuidado com o meio ambiente.
4. No trecho “Vamos reciclar nossos gestos e atitudes a favor da manutenção da vida nos biomas”, a expressão destacada significa:
( ) reaproveitar.
( ) rever.
( ) rejeitar.
5. Releia o trecho a seguir e observe as formas verbais em destaque.
Zele pela vida! Mereça ser filho deste planeta!
As formas verbais em destaque indicam:
( ) uma ordem aos destinatários.
( ) um pedido aos destinatários.
( ) uma sugestão aos destinatários.
A carta-compromisso apresenta a estrutura de uma carta (local, data, vocativo, corpo da carta e assinatura). Na introdução, costuma ser especificado o objetivo da carta e, na sequência, o texto é desenvolvido. Na conclusão, costuma ser destacada a contribuição esperada com a carta.
Ao responder às próximas questões, observe a função com que cada uma das expressões destacadas está sendo empregada.
6. No trecho “separar o lixo e colocá-lo nos lugares adequados”, a expressão em destaque retoma o substantivo:
(A) lugar.
(B) lixo.
(C) meio ambiente.
(D) alimento.
7. No trecho “Mas, com os que ainda não aprenderam, queremos colaborar repassando essas informações [...]”, a expressão destacada se refere:
(A) às ações e às atitudes necessárias para o equilíbrio do planeta.
(B) à importância de se preservar as comunidades biológicas.
(C) à ganância do ser humano ao explorar os recursos naturais.
(D) às atitudes que precisam ser mudadas no dia a dia.
8. No trecho “proteger rios, lagos, mares e seus entornos”, a expressão em destaque significa:
(A) entornos de rios.
(B) entornos de lagos.
(C) entornos de mares.
(D) entornos de rios, lagos e mares.
9. No seguinte trecho, “Cada bioma apresenta características peculiares, e a interferência em um deles pode afetar os outros”, a palavra em destaque se refere a:
(A) biomas.
(B) peculiares.
(C) pampa e caatinga.
(D) Verde Brasileiro.
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