EF08LP15 - Carta-compromisso - Descritor 2 - Elementos coesivos - Atividade com gabarito

Atividade pronta para baixar (PDF)

Em um texto, para evitarmos as repetições desnecessárias, podemos substituir as palavras por outras. Essas palavras podem ser tanto sinônimos quanto pronomes que têm a função de retomá-las. Reconhecer esses empregos em um texto é o objetivo desta atividade. 

Ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e a todos os demais cidadãos curitibanos que queiram assumir conosco esta carta-compromisso.

Curitiba, 22 de março de 2011.

Nós, estudantes das escolas municipais de Curitiba, queremos, por meio desta carta, assumir um compromisso de amor e responsabilidade com o nosso Verde Brasileiro.
Aprendemos que, no Brasil, há enormes comunidades biológicas, que são chamadas biomas – Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Amazônia, Pampa e Caatinga. Cada bioma apresenta características peculiares, e a interferência em um deles pode afetar os outros, pois somos habitantes de um mesmo país, de um mesmo planeta.
Mesmo com nossa pouca idade, já percebemos o quanto nosso mundo está sofrendo e quanto mal nós estamos causando a este belo planeta. Temos grandes áreas de destruição, devido ao crescimento desordenado das cidades e à ganância do ser humano em adquirir riquezas explorando a natureza.
Reconhecemos a importância do cuidado e da preservação para o ambiente, pois somente por meio das nossas ações e mudanças de atitude conseguiremos manter o equilíbrio de que o planeta realmente necessita.
Fazer a nossa parte já não é mais sufi ciente. Precisamos trabalhar como defensores do meio ambiente, espalhando os conhecimentos que estamos adquirindo ao maior número de pessoas e mudando algumas atitudes no nosso dia a dia. Para tanto, algumas ações são imprescindíveis:
• separar o lixo e colocá-lo nos lugares adequados;
• fechar as torneiras e economizar água;
• fazer uso racional da energia, apagando as luzes ao sair dos ambientes e desligando aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados;
• plantar árvores, fazer jardins e hortas, promovendo a permeabilidade do solo;
• utilizar os alimentos de forma adequada, aproveitando tudo o que puder, minimizando desperdícios;
• utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes, abrindo as cortinas e as janelas das residências;
• ensinar e aprender a reutilizar, reduzir e reciclar;
• priorizar o uso do transporte coletivo, andar mais a pé e de bicicleta;
• cuidar dos animais e respeitar seu hábitat natural, pois são seres fundamentais ao equilíbrio da natureza;
• proteger rios, lagos, mares e seus entornos;
• rever posturas demasiadamente consumistas;
• denunciar atitudes de depredação ambiental;
• desenvolver consciência crítica em relação ao papel social de cada cidadão na manutenção da biodiversidade.
Sabemos que muitos têm pensado no dia de amanhã e se esforçam para estar em harmonia com a natureza, demonstrando que aprenderam a viver de maneira sustentável em nosso planeta.
Mas, com os que ainda não aprenderam, queremos colaborar repassando essas informações e enfatizar a importância de fiscalizar práticas de cuidado com o meio ambiente.
É correto dizer que se deve deixar um mundo melhor para as pessoas, mais correto ainda é afirmar que devemos deixar pessoas melhores para o mundo.
Vamos reciclar nossos gestos e atitudes a favor da manutenção da vida nos biomas, pois, assim, estaremos atuando efetivamente no desenvolvimento sustentável do Brasil e colaborando para que Curitiba continue sendo referência no cuidado com as questões ambientais.
Você pode, eu posso e não há quem não possa!
Vamos lutar juntos para que esta vitória seja nossa!
Zele pela vida! Mereça ser filho deste planeta!

Estudantes das Escolas Municipais de Curitiba (Envolverde/Prefeitura Municipal de Curitiba)

ALUNOS escrevem carta pela preservação do planeta. Gestão Universitária. 23 mar. 2011. 

1. Observe a estrutura da carta-compromisso lida e responda às questões.
a) Qual é o local e a data em que a carta foi escrita?
b) Quem é o remetente?
c) A quem a carta é destinada?

2. Com que objetivo a carta-compromisso foi escrita?

3. Os estudantes desejam repassar as informações citadas na carta para:
( ) os que pensam no dia de amanhã e se esforçam para estar em harmonia com a natureza.
( ) os que ainda não aprenderam a importância de fiscalizar práticas de cuidado com o meio ambiente.

4. No trecho “Vamos reciclar nossos gestos e atitudes a favor da manutenção da vida nos biomas”, a expressão destacada significa:
( ) reaproveitar.
( ) rever.
( ) rejeitar.

5. Releia o trecho a seguir e observe as formas verbais em destaque.

Zele pela vida! Mereça ser filho deste planeta!

As formas verbais em destaque indicam:
( ) uma ordem aos destinatários.
( ) um pedido aos destinatários.
( ) uma sugestão aos destinatários.

carta-compromisso apresenta a estrutura de uma carta (local, data, vocativo, corpo da carta e assinatura). Na introdução, costuma ser especificado o objetivo da carta e, na sequência, o texto é desenvolvido. Na conclusão, costuma ser destacada a contribuição esperada com a carta.

Ao responder às próximas questões, observe a função com que cada uma das expressões destacadas está sendo empregada.

6. No trecho “separar o lixo e colocá-lo nos lugares adequados”, a expressão em destaque retoma o substantivo:
(A) lugar.
(B) lixo.
(C) meio ambiente.
(D) alimento.

7. No trecho “Mas, com os que ainda não aprenderam, queremos colaborar repassando essas informações [...]”, a expressão destacada se refere:
(A) às ações e às atitudes necessárias para o equilíbrio do planeta.
(B) à importância de se preservar as comunidades biológicas.
(C) à ganância do ser humano ao explorar os recursos naturais.
(D) às atitudes que precisam ser mudadas no dia a dia.

8. No trecho “proteger rios, lagos, mares e seus entornos”, a expressão em destaque significa:
(A) entornos de rios.
(B) entornos de lagos.
(C) entornos de mares.
(D) entornos de rios, lagos e mares.

9. No seguinte trecho, “Cada bioma apresenta características peculiares, e a interferência em um deles pode afetar os outros”, a palavra em destaque se refere a:
(A) biomas.
(B) peculiares.
(C) pampa e caatinga.
(D) Verde Brasileiro. 

Gabarito

Comentários