EF09LP11, EF69LP20 - Gênero regimento escolar - Atividade 9ºano - Gabarito e PDF


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Você conhece o regimento da escola em que estuda? Nesse documento, estão estabelecidos os direitos e os deveres de todos que convivem no ambiente escolar. Leia alguns deveres e direitos do corpo discente que constam no regimento de uma das unidades da escola SESI.

CAPÍTULO XVI – Do Corpo Discente

Art. 55 – O corpo discente é constituído por todos os estudantes regularmente matriculados na unidade escolar do SESI.
Art. 56 – O corpo discente, através dos pais/responsáveis, ao efetivar a matrícula assume o compromisso de respeitar as autoridades constituídas, o Regimento Escolar e demais normas vigentes.
Art. 57 – São deveres do discente/estudante:
I. Conhecer e cumprir as normas do Regimento Escolar e demais padrões de comportamento e de uso de ambientes existentes na unidade escolar/empresa;
II. Cumprir com rigorosa exatidão as determinações das gerências de ensino e gerência geral do SESIESCOLA, da coordenação pedagógica, orientação educacional, do corpo docente, dos inspetores, dos porteiros e dos demais órgãos reguladores da educação;
III. Comparecer às solenidades e demais atividades pedagógicas promovidas pela unidade escolar;
IV. Apresentar-se na escola e/ou sala de aula devidamente uniformizado nas dependências do SESI e SENAI (EBEP);
V. Utilizar calçados específicos (TÊNIS) nas aulas de educação física;
VI. Cuidar da sua integridade física não portando adereços (piercing, entre outros que ofereçam perigo ao discente e qualquer outra pessoa);
VII. Chegar pontualmente no horário das aulas;
VIII. Ser assíduo nas aulas e demais atividades escolares;
IX. Desempenhar, com responsabilidade, todas as atividades escolares que sua participação for exigida;
X. Cuidar com zelo dos instrumentos, ferramentas e equipamentos disponibilizados para uso dos estudantes nas aulas práticas, oficinas, laboratórios e salas de aula.
(EBEP – ECA e EJA);
XI. Tratar com civilidade os colegas, gerências, coordenadores pedagógicos, orientador educacional, inspetores, professores e demais empregados da unidade escolar, evitando o assédio físico, moral, social, econômico ou psicológico;
XII. Ter zelo e cuidado na conservação com os bens móveis e imóveis utilizados, ressarcindo a unidade escolar dos prejuízos causados por culpa ou dolo;
[...]
Art. 58 – São direitos dos discentes/estudantes:
I. Ser tratado com respeito e atenção pela equipe da unidade escolar;
II. Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem discriminação de qualquer natureza;
III. Ter garantido uma proposta pedagógica capaz de prever e prover flexibilização de conteúdos, metodologia de ensino, recursos didáticos diferenciados adequados ao seu desenvolvimento;
IV. Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares em qualquer atividade e solicitar orientação ao professor ou tutor da EJA;
V. Integrar-se, de acordo com seus interesses, às associações escolares em funcionamento na escola;
VI. Frequentar a biblioteca em horários estabelecidos para pesquisa ou realização das atividades a distância;
VII. Tomar conhecimento do resultado do seu rendimento escolar e frequência;
VIII. Promover, com aprovação da gerência de ensino, festas, reuniões e debates inerentes as atividades escolares;
IX. Realizar a prova de segunda chamada, sem custo, mediante a apresentação de atestado médico, no prazo de até 48 horas;
X. Procurar e ser atendido pelo inspetor ou orientação educacional caso sinta-se mal nas dependências da unidade escolar;
[...]

SESI, Escola. Regimento escolar 2019. Mato Grosso. Disponível em: <http://www.sesimt.com.br/sesiescola/ downloads/REGIMENTO_ESCOLAR_2019.pdf>. 

1. Um regimento escolar geralmente divide-se em: capítulo (primeira divisão de um regimento); seção (divisão dentro do capítulo); artigo (divisão em que se encontra um princípio ou uma norma); seguido de parágrafo (§), inciso (número romano) e alínea (letras).

Quais elementos de um regimento escolar aparecem nos fragmentos lidos?

2. A informação de que o aluno deve se apresentar devidamente uniformizado nas dependências da escola está contida em:
(A) um capítulo.
(B) um artigo.
(C) um parágrafo.
(D) um inciso.

3. A respeito das informações apresentadas no art. 57, analise as afirmativas a seguir.

I. É essencial conhecer todas as normas do Regimento Escolar.
II. Existe um calçado específico para as aulas de Educação Física.
III. Não há necessidade de estar presente nos eventos pedagógicos escolares.

É correto o que se afirma em:

(A) apenas I.
(B) apenas II.
(C) apenas I e II.
(D) I, II e III.

4. O inciso II do art. 58 apresenta o seguinte direito do aluno: “Ser considerado e valorizado em sua individualidade sem discriminação de qualquer natureza.”. Dê exemplos de como esse direito pode acontecer na prática.

5. Agora, pense no contexto em que você está inserido e dê exemplos de deveres e de direitos que fazem parte do regimento da sua escola.

O regimento escolar assegura os direitos e os deveres de todos que convivem no ambiente escolar, por isso é um instrumento de fundamental importância não apenas para alunos e professores, mas para todas as pessoas que trabalham na escola.

 Busque reconhecer as relações de sentido estabelecidas entre as partes do texto.
› Identifique os efeitos de sentido provocados pela escolha dos verbos no infinitivo no gênero regimento escolar.
› Compare o uso do sentido denotativo, predominante no texto, com a possibilidade de uso do sentido conotativo.

6. O art. 56 diz o seguinte: “O corpo discente, através dos pais/responsáveis, ao efetivar a matrícula assume o compromisso de respeitar as autoridades constituídas, o Regimento Escolar e demais normas vigentes.”. A expressão destacada dá a ideia de:
(A) tempo.
(B) causa.
(C) consequência.
(D) condição.

7. O termo destacado no inciso VIII do art. 57, “Ser assíduo nas aulas e demais atividades escolares”, pretende:
(A) indicar uma ação que se refere a um sujeito.
(B) indicar uma ação que não se refere a um sujeito.
(C) exprimir uma ideia de ordem, conselho ou orientação.
(D) indicar uma ação que se refere a um sujeito indeterminado.

8. Releia este inciso do art. 58.

X. Procurar e ser atendido pelo inspetor ou orientação educacional caso sinta-se mal nas dependências da unidade escolar.

A oração destacada estabelece com a oração anterior uma relação de:
(A) explicação.
(B) consequência.
(C) conformidade.
(D) condição.

9. Leia este inciso do art. 59 desse mesmo Regimento Escolar, que apresenta uma prática que é vedada (proibida) aos estudantes.

V. Ingerir alimentos, chicletes e balas dentro da sala de aula sem autorização do(a) professor(a).

Nesse contexto, o verbo ingerir foi usado no sentido denotativo e significa comer. Assinale a única alternativa em que esse verbo foi usado no sentido conotativo.
(A) O professor ingeria muitas informações ao mesmo tempo.
(B) O aluno ingeriu comida estragada no baile de formatura.
(C) A menina ingeriu muito refrigerante.
(D) Não vamos ingerir nada antes do intervalo.

Para reconhecer o efeito de sentido estabelecido em função da escolha de palavras ou de expressões em um texto, é preciso levar em consideração o contexto em que elas estão inseridas. 

GABARITO

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