1. Na oração “Você vai deixar os homens mudos”, da parte verbal do anúncio:
a) Qual é o sujeito?
b) Qual é a predicação da locução verbal vai deixar?
c) Qual é a função sintática do termo os homens?
d) A qual outro termo da oração se refere o termo mudos? Qual é a sua classificação sintática?
2. Na oração “muitos ficam bem melhores assim”:
a) Qual é o sujeito?
b) Qual é a predicação do verbo ficar?
c) Qual é a função sintática do termo
melhores?
3. Classifique os predicados das orações:
a) “Você vai deixar os homens mudos”
b) “Muitos ficam bem melhores assim”
4. Segundo o anúncio, a mulher que usa sandálias da marca anunciada vai “deixar os homens mudos”.
a) Considerada apenas na frase da qual faz parte, qual é o sentido da expressão “deixar os homens mudos”?
b) Esse sentido é literal ou figurado?
5. Observe agora toda a parte verbal do anúncio:
“Você vai deixar os homens mudos. E, acredite, muitos ficam bem melhores assim.”
Dois termos da segunda frase fazem referência a termos da primeira. A qual termo da primeira frase faz referência:
a) muitos?
b) assim?
6. Depois da leitura da oração “muitos ficam bem melhores assim”, a frase “Você vai deixar os homens mudos” ganha um novo sentido.
a) Qual é esse sentido?
b) Como se dá a mudança de sentido da frase “Você vai deixar os homens mudos”?
c) Que efeito tem no anúncio a mudança de sentido da expressão “deixar os homens mudos”?
d) De acordo com a exploração de sentidos da expressão “deixar os homens mudos”, feita no anúncio, quais seriam as vantagens, para as mulheres, de usar sandálias dessa marca?
7. Considerando que o anúncio lido tem finalidade publicitária, responda:
a) A quebra de sentido de um trecho do texto verbal observada é importante para que o anúncio cumpra seu objetivo? Por quê?
b) Levante hipóteses: Onde esse anúncio provavelmente foi veiculado? Justifique.
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