Tipos de sujeito - Atividade 8ºano sobre o meio ambiente - Produção de texto - Se o chinelo falasse... o que ele diria sobre o nosso planeta?
Tipos de sujeito – Explicação para o aluno
(S) Simples: tem apenas um núcleo (uma palavra principal).
Ex.: O aluno chegou cedo.
(C) Composto: tem dois ou mais núcleos.
Ex.: O aluno e a professora chegaram cedo.
(O) Oculto: o sujeito não aparece na frase, mas pode ser identificado pela forma do verbo.
Ex.: Estudamos bastante ontem. (sujeito: “nós”)
(I) Indeterminado: o sujeito não é conhecido nem pode ser identificado.
Ex.: Dizem que vai chover.
(IN) Inexistente: não há sujeito. O verbo é impessoal, como chover, haver no sentido de existir, fazer tempo.
Ex.: Chove muito aqui.
GABARITO
1.
D) A reciclagem de chinelos e alternativas sustentáveis para o descarte.
2. Porque eles podem levar até 600 anos para se decompor, acumulando-se no meio ambiente e contribuindo para a poluição.
3. O texto propõe o reaproveitamento por empresas especializadas e a busca por pontos de coleta e ações sustentáveis promovidas por marcas e ONGs.
4.
A) É um texto informativo, publicado em uma rede social, com linguagem acessível e direta.
5. Informar o leitor sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de chinelos e apresentar alternativas sustentáveis.
6.
C) A presença de uma forma informal, comum em textos de redes sociais e na linguagem oral.
7.
C) Uma oposição entre a dificuldade de reciclar e a existência de alternativas.
8.
Frase: Os chinelos reciclados ajudam a reduzir o lixo nos aterros sanitários.
Sujeito: Os chinelos reciclados
Tipo: Simples (S)
Frase: Eco Local Brasil e Terracycle promovem ações sustentáveis.
Sujeito: Eco Local Brasil e Terracycle
Tipo: Composto (C)
Frase: Levam até 600 anos para se decompor.
Sujeito: Indeterminado (verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência clara)
Tipo: Indeterminado (I)
Frase: Fomos até a loja verificar se havia ponto de coleta.
Sujeito: Nós (oculto)
Tipo: Oculto (O)
Frase: Chove muito na região Norte durante o verão.
Sujeito: Inexistente (verbo impessoal/fenômeno da natureza)
Tipo: Inexistente (IN)
Frase: Não sabiam o que fazer com os chinelos velhos.
Sujeito: Indeterminado (forma verbal impessoal: sabiam)
Tipo: Indeterminado (I)
Produção Textual Criativa – Sugestão de correção
A avaliação da produção deve considerar os seguintes critérios:
Adequação ao tema: o texto deve ser escrito em 1ª pessoa, como se o aluno fosse o chinelo.
Coerência e coesão: ideias organizadas, com uso de conectivos e progressão temática.
Domínio da norma padrão escrita: ortografia, pontuação, uso de tempos verbais (pretérito + presente).
Criatividade e expressividade: originalidade na narrativa, tom reflexivo, humor ou emoção.
Apresentação e estrutura: organização em parágrafos e capricho na ilustração solicitada.
Comentários
Postar um comentário