Tipos de sujeito - Atividade 8ºano sobre o meio ambiente - Produção de texto - Se o chinelo falasse... o que ele diria sobre o nosso planeta?


A atividade “Se o chinelo falasse... o que ele diria sobre o nosso planeta?” é voltada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com ênfase especial para o 8º ano. A proposta parte de um texto informativo adaptado de uma postagem de rede social sobre o descarte e a reciclagem de chinelos, tema atual e ambientalmente relevante, que possibilita o trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Ciências e Geografia.

Do ponto de vista linguístico, a atividade visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação, reconhecimento da linguagem digital e da variação linguística, com questões objetivas e discursivas que exploram tipo textual, finalidade comunicativa, usos da linguagem informal e aspectos gramaticais, como o emprego de sujeitos (simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente) e o uso de locuções como "apesar de".

Além disso, a proposta inclui uma produção textual criativa em 1ª pessoa, convidando o aluno a assumir a perspectiva de um “chinelinho abandonado”. Essa escrita estimula a imaginação, empatia e consciência ambiental, enquanto desenvolve a coerência, coesão, domínio do gênero narrativo e o uso correto da pontuação e dos tempos verbais. O roteiro de apoio favorece a autonomia do estudante na organização do texto.

Trata-se, portanto, de uma atividade significativa, atual e formativa, que articula letramento digital, educação ambiental, análise linguística e produção textual criativa, promovendo protagonismo estudantil e pensamento crítico desde temas cotidianos e acessíveis ao universo do aluno.

Tipos de sujeito – Explicação para o aluno

(S) Simples: tem apenas um núcleo (uma palavra principal).
Ex.: O aluno chegou cedo.

(C) Composto: tem dois ou mais núcleos.
Ex.: O aluno e a professora chegaram cedo.

(O) Oculto: o sujeito não aparece na frase, mas pode ser identificado pela forma do verbo.
Ex.: Estudamos bastante ontem. (sujeito: “nós”)

(I) Indeterminado: o sujeito não é conhecido nem pode ser identificado.
Ex.: Dizem que vai chover.

(IN) Inexistente: não há sujeito. O verbo é impessoal, como chover, haver no sentido de existir, fazer tempo.
Ex.: Chove muito aqui.

GABARITO

1.
D) A reciclagem de chinelos e alternativas sustentáveis para o descarte.

2. Porque eles podem levar até 600 anos para se decompor, acumulando-se no meio ambiente e contribuindo para a poluição.

3. O texto propõe o reaproveitamento por empresas especializadas e a busca por pontos de coleta e ações sustentáveis promovidas por marcas e ONGs.

4.
A) É um texto informativo, publicado em uma rede social, com linguagem acessível e direta.

5. Informar o leitor sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de chinelos e apresentar alternativas sustentáveis.

6.
C) A presença de uma forma informal, comum em textos de redes sociais e na linguagem oral.

7.
C) Uma oposição entre a dificuldade de reciclar e a existência de alternativas.

8.
Frase: 
Os chinelos reciclados ajudam a reduzir o lixo nos aterros sanitários.
Sujeito: Os chinelos reciclados
Tipo: Simples (S)

Frase: Eco Local Brasil e Terracycle promovem ações sustentáveis.
Sujeito: Eco Local Brasil e Terracycle
Tipo: Composto (C)

Frase: Levam até 600 anos para se decompor.
Sujeito: Indeterminado (verbo na 3ª pessoa do plural, sem referência clara)
Tipo: Indeterminado (I)

Frase: Fomos até a loja verificar se havia ponto de coleta.
Sujeito: Nós (oculto)
Tipo: Oculto (O)

Frase: Chove muito na região Norte durante o verão.
Sujeito: Inexistente (verbo impessoal/fenômeno da natureza)
Tipo: Inexistente (IN)

Frase: Não sabiam o que fazer com os chinelos velhos.
Sujeito: Indeterminado (forma verbal impessoal: sabiam)
Tipo: Indeterminado (I)

Produção Textual Criativa – Sugestão de correção
A avaliação da produção deve considerar os seguintes critérios:
Adequação ao tema: o texto deve ser escrito em 1ª pessoa, como se o aluno fosse o chinelo.
Coerência e coesão: ideias organizadas, com uso de conectivos e progressão temática.
Domínio da norma padrão escrita: ortografia, pontuação, uso de tempos verbais (pretérito + presente).
Criatividade e expressividade: originalidade na narrativa, tom reflexivo, humor ou emoção.
Apresentação e estrutura: organização em parágrafos e capricho na ilustração solicitada.

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