Atividade com charge - Uso excessivo de celular e leitura - Interpretação e produção de texto

 

Entre no grupo fechado de professores

Essa atividade foca na análise de uma charge e na reflexão sobre o equilíbrio entre o uso da tecnologia e a leitura. Os alunos devem identificar a mensagem principal da charge, analisar o comportamento do personagem que pesquisa "O que é um livro?" no Google, e interpretar as intenções por trás da sugestão de leitura de outro personagem. A atividade também incentiva a reflexão crítica sobre os malefícios do uso excessivo do celular para o hábito da leitura e a escrita de um conselho motivacional destacando os benefícios da leitura. Além disso, os alunos devem continuar a história da charge em uma narrativa criativa, mostrando como o personagem pode descobrir o prazer da leitura e mudar sua relação com o celular. 

Para casa, os alunos devem pesquisar os benefícios da leitura e preparar uma apresentação em grupo com um cartaz criativo. Essa atividade promove a interpretação textual, a análise crítica, a criatividade, a reflexão sobre temas relevantes, e habilidades de trabalho em grupo e apresentações orais.

Objetivos de aprendizagem 

1. Compreensão e interpretação de textos multimodais (charges):
Identificar a mensagem principal de uma charge.
Inferir sentidos implícitos a partir de imagens, falas e contextos.
Relacionar elementos verbais e não verbais para construção de significado.

2. Leitura crítica e reflexão sobre o uso da tecnologia e da leitura:
Desenvolver consciência crítica sobre o uso excessivo de celulares.
Refletir sobre os impactos da tecnologia nos hábitos de leitura.
Estimular a valorização da leitura como forma de ampliar o conhecimento e o pensamento crítico.

3. Produção textual com base em diferentes gêneros discursivos:
Produzir respostas argumentativas com justificativas pessoais.
Escrever um conselho persuasivo, utilizando linguagem adequada.
Criar uma narrativa curta, com introdução, desenvolvimento e desfecho, desenvolvendo enredo e personagens com coesão e coerência.

4. Trabalho colaborativo e oralidade:
Pesquisar em grupo sobre os benefícios da leitura.
Planejar e apresentar uma exposição oral com cartaz criativo.
Praticar habilidades de expressão oral, escuta e cooperação em grupo.

5. Ampliação do repertório cultural e linguístico:
Compreender o papel da leitura na formação pessoal e acadêmica.
Desenvolver o gosto pela leitura e a curiosidade intelectual.
Ampliar o vocabulário e melhorar a organização de ideias na escrita.

Comentários