Produção de notícia 9ºano e 1ºano do EM - Figuras de linguagem - Estrangeirismo - Substantivo - Rayssa Leal e Djavan #Paris2024

 


A atividade proposta tem como objetivo desenvolver a interpretação de texto, a compreensão e aplicação de figuras de linguagem, bem como explorar a morfologia e o uso de estrangeirismos na língua portuguesa. Os alunos são solicitados a responder perguntas sobre o motivo de Rayssa Leal ouvir músicas durante a competição, identificando figuras de linguagem como metáfora, comparação, antítese e hipérbole. Além disso, eles devem classificar morfologicamente a palavra "skatista" e discutir sua origem como estrangeirismo. A atividade também incentiva a criatividade dos alunos ao propor que sugiram um título para uma música inspirada na conquista de Rayssa Leal, justificando a escolha da figura de linguagem utilizada. 

Os estudantes também desenvolvem habilidades de escrita ao elaborar uma notícia completa sobre a participação de Rayssa Leal nas Olimpíadas de Paris 2024. A notícia deve incluir um título, lead, corpo do texto e conclusão, seguindo a estrutura típica de uma notícia e mantendo a objetividade e clareza. Dessa forma, a atividade aprimora as habilidades de leitura e interpretação dos alunos, além de fomentar a criatividade e a capacidade de escrever textos jornalísticos de forma estruturada e coesa.

Comentários