Esta atividade propõe uma conexão entre o Halloween e o folclore brasileiro, incentivando os alunos a explorar lendas de diferentes culturas. O texto inicial apresenta a origem do Halloween, destacando a festa celta de Samhain e a lenda de Jack, permitindo aos estudantes entenderem como as abóboras iluminadas se tornaram um símbolo dessa celebração ao serem adaptadas pelos imigrantes irlandeses nos Estados Unidos.
A atividade também traz uma reflexão sobre lendas brasileiras, como as do Saci e da Mula-sem-cabeça, e busca comparar essas histórias com a de Jack, identificando o que há de comum entre esses personagens, como o fato de vagarem pela terra como punição por seus atos. Além disso, há um exercício que estimula os estudantes a reconhecerem eufemismos no texto, o que fortalece o aprendizado das figuras de linguagem.
Ao criar uma história onde o Saci encontra Jack durante uma noite de Halloween no Brasil, os alunos têm a oportunidade de usar a imaginação e aplicar o conceito de eufemismo na prática. Por fim, o desenho de uma cena dessa narrativa permite que eles expressem visualmente sua interpretação da história, integrando criatividade com elementos culturais de forma envolvente e educativa.
Essa proposta, portanto, trabalha habilidades de leitura, escrita, interpretação e criatividade, além de explorar o uso do eufemismo como recurso linguístico.
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