Esta atividade de produção textual tem como foco desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos a partir de uma questão contemporânea relacionada ao uso de referências culturais populares em exames formais. Utilizando o exemplo da citação da música "Macetando", de Ivete Sangalo e Ludmilla, no vestibular da Unicamp, os estudantes são incentivados a refletir sobre o impacto dessas referências no contexto educacional.
A proposta leva os alunos a considerar se o uso de cultura pop pode democratizar o conhecimento, tornando o conteúdo mais acessível, ou se isso compromete o rigor acadêmico. Além disso, o exercício aborda a questão do duplo sentido das palavras e como isso pode enriquecer ou dificultar a comunicação. A atividade também promove a expressão pessoal dos alunos por meio da criação de um post simulado para redes sociais, incentivando o uso de linguagem informal e adaptada às plataformas digitais.
Essa tarefa equilibra argumentação crítica com a análise de questões culturais, permitindo que os alunos explorem diferentes perspectivas e construam suas próprias opiniões sobre temas atuais.
Comentários
Postar um comentário