Atividade sobre empatia e direitos individuais - Jeniffer e a janela no avião! - Artigo de opinião para ensino médio

 

A atividade proposta é voltada para a produção de um artigo de opinião sobre o tema: "Empatia, direitos individuais e o papel das redes sociais: até onde vai o julgamento público?". Baseando-se em uma notícia polêmica, a tarefa incentiva os alunos a refletirem de forma crítica sobre o equilíbrio entre empatia e direitos individuais, bem como sobre o impacto das redes sociais em situações do dia a dia.

Os estudantes são orientados a estruturar o texto de maneira organizada, com três partes essenciais. Na introdução, devem apresentar o caso e levantar a questão central, destacando a relação entre os direitos pessoais e a empatia, especialmente quando expostos na internet. No desenvolvimento, é esperado que argumentem sobre o direito de cada indivíduo de preservar suas decisões e espaços, analisem os limites da empatia em situações cotidianas e discutam como as redes sociais amplificam julgamentos e polarizam opiniões. Por fim, na conclusão, os alunos devem expressar sua opinião pessoal, propondo formas de conciliar direitos e empatia, além de refletirem sobre o papel das redes sociais nessa conciliação.

Além disso, a atividade sugere o uso de exemplos práticos para fortalecer a argumentação, como situações em que direitos individuais e empatia entram em conflito, e ressalta a importância de abordar as possíveis consequências da exposição pública nas redes sociais. Os critérios de avaliação incluem clareza, coesão, argumentação consistente e originalidade, incentivando uma escrita crítica e bem fundamentada.

Essa proposta é uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de escrita e reflexão, ao mesmo tempo em que exploram questões éticas e sociais relevantes, conectando o debate com contextos contemporâneos.

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