🧭 ROTEIRO PARA RODA DE CONVERSA
Leitura crítica de ditados populares e uso consciente da linguagem
Objetivo:
Refletir, de forma coletiva, sobre o impacto das palavras e a importância de não reproduzirmos ditados populares sem pensar em seus significados, possíveis ofensas ou mensagens de violência.
1. Início da conversa – Quebra-gelo (5 min)
➤ Pergunte aos alunos:
"Vocês já ouviram algum ditado popular que acham estranho ou que não faz sentido hoje em dia?"
"Já usaram algum ditado só porque ouviram alguém dizer, mas sem saber o que ele realmente significa?"
2. Explorando os sentidos (10 min)
➤ Retome os ditados trabalhados no meme e na tirinha.
➤ Pergunte:
"O que cada ditado realmente quer dizer?"
"Esses ditados promovem alguma ideia violenta, preconceituosa ou ofensiva?"
Destaque, por exemplo, expressões como “matar dois coelhos com uma cajadada só” — que são naturalizadas, mas carregam violência simbólica.
3. Linguagem com responsabilidade (10 min)
➤ Conduza a reflexão com perguntas como:
"As palavras podem machucar?"
"Por que é importante pensar antes de repetir algo que ouvimos?"
"É possível manter a sabedoria dos ditados sem reforçar ideias ruins?"
Destaque que linguagem também é atitude, e que escolher palavras com empatia é uma forma de respeito ao outro.
4. Encerramento (5 min)
➤ Finalize pedindo que cada aluno compartilhe um aprendizado da conversa ou diga uma palavra que representa o que achou importante (ex: respeito, cuidado, pensar, mudança).
➤ Incentive a turma a prestar mais atenção no que repete no dia a dia — a linguagem pode ensinar, acolher ou excluir. A escolha é nossa.
Linguagem verbal e não verbal: interpretação de meme e tirinha.
Gêneros textuais contemporâneos: como o meme (muito presente no cotidiano dos adolescentes).
Leitura crítica e reflexiva: os alunos são levados a pensar sobre o sentido oculto ou irônico dos ditados.
Produção escrita criativa: criação de um novo ditado com foco em respeito e empatia.
Reconhecimento de linguagem figurada e de intenções do autor (humor, crítica, ironia).
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