Estrangeirismo, imigração, preconceito racial, fama e lei - Denotação e conotação - Análise crítica de notícia
Esta atividade propõe uma análise crítica de uma notícia real envolvendo o influenciador Khaby Lame, abordando temas como estrangeirismo, imigração, preconceito racial, e o papel da fama diante da lei. A partir da manchete e do conteúdo jornalístico, os alunos desenvolvem leitura interpretativa, vocabulário, noções gramaticais (como conotação e denotação) e são convidados a refletir sobre questões sociais e jurídicas em um contexto internacional. A atividade estimula ainda a formação de opinião, incentivando o estudante a argumentar com clareza e senso crítico.
GABARITO
1. D) É uma palavra de outro idioma incorporada ao português.
2. B) Que o documento de entrada no país perdeu a validade.
3. Resposta esperada:
A palavra “convidado” está sendo usada em sentido conotativo (figurado), de forma irônica. Não se trata de um convite amigável, mas de uma ordem indireta para que Khaby Lame deixasse o país.
Denotação: sentido literal, encontrado no dicionário.
Conotação: sentido subjetivo, figurado, usado com intenção expressiva ou irônica.
Conotação: sentido subjetivo, figurado, usado com intenção expressiva ou irônica.
4. Resposta pessoal do aluno. Exemplos possíveis:
“Saída voluntária” – expressão burocrática usada em contextos de imigração.
“Sonegando impostos” – ação de não pagar impostos devidos.
“Imigrante ilegal” – termo usado para pessoas que vivem em um país sem permissão legal.
5. C) Imigrante é quem se muda para outro país, temporária ou permanentemente.
6. A) Sim, pois nasceram fora dos Estados Unidos e precisam de visto para entrar.
7.
(B) Deportação
Quando a pessoa é obrigada a deixar o país por decisão das autoridades.
Quando a pessoa é obrigada a deixar o país por decisão das autoridades.
(A) Saída voluntária
Quando a pessoa aceita sair do país por conta própria, sem ser forçada pelas autoridades.
Quando a pessoa aceita sair do país por conta própria, sem ser forçada pelas autoridades.
8. D) Infelizmente, pessoas negras e imigrantes africanos ainda são alvo de preconceito e podem sofrer julgamentos injustos.
9. Resposta pessoal do aluno. Espera-se que ele articule pelo menos dois argumentos que reflitam criticamente sobre justiça, igualdade perante a lei e o impacto da fama.
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