Desafio do desodorante - Atividade sobre fato e opinião - Produção de artigo de opinião - 9ºano e ensino médio

  

Grupo de professores (entrar)

Receber por e-mail

Descrição da atividade: Leitura crítica e produção de artigo de opinião

Público-alvo:
Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Resumo da proposta:
A atividade propõe a leitura e análise crítica de um trecho de artigo publicado por Flávia Oliveira, abordando os riscos enfrentados por crianças nas redes sociais, especialmente em relação a desafios perigosos compartilhados online. A proposta também inclui a produção de um artigo de opinião, estimulando a argumentação sobre a necessidade de proteção da infância diante da exposição digital.

O que os alunos vão aprender e desenvolver

Leitura e interpretação crítica:
  • Analisar uma postagem jornalística e seus efeitos de sentido.
  • Interpretar o papel de imagens na construção de mensagens em contextos midiáticos.
  • Identificar estratégias de apelo emocional, opinião, fato e ironia no texto.
  • Refletir sobre os perigos da exposição infantil em ambientes virtuais e a forma como o discurso jornalístico aborda essa questão.
Produção textual:
  • Escrever um artigo de opinião com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Expressar posicionamento pessoal com embasamento e coerência.
  • Argumentar sobre temas de relevância social com clareza e criticidade.
Habilidades por questão

QUESTÃO 1
Identificação do objetivo da imagem 
Habilidade: Reconhecer a intencionalidade comunicativa de uma imagem em contexto jornalístico.

QUESTÃO 2
Identificação do público-alvo do texto
Habilidade: Compreender a quem o texto se dirige e qual o seu foco de denúncia ou reflexão.

QUESTÃO 3
Análise discursiva de elementos visuais 
Habilidade: Observar e justificar o efeito de elementos como expressão facial, cor e objeto no reforço da mensagem.

QUESTÃO 4
Localização do apelo emocional
Habilidade: Identificar trechos que despertam empatia e emoção como estratégia argumentativa.

QUESTÃO 5
Diferenciação entre fato e opinião
Habilidade: Distinguir juízo de valor (opinião) de informação constatável (fato) no discurso.

QUESTÃO 6
Reconhecimento de fato textual
Habilidade: Selecionar a informação factual corretamente, com base na leitura atenta.

QUESTÃO 7
Compreensão da intenção crítica do autor
Habilidade: Interpretar o posicionamento da autora a partir de seu uso do discurso opinativo.

QUESTÃO 8
Análise de efeito de sentido com foco na ironia
Habilidade: Reconhecer o uso da ironia como crítica implícita e avaliar seu impacto no texto.

Produção de texto 
Artigo de opinião

Tema: Por que a regulação da internet é urgente para proteger crianças e adolescentes?

Habilidades desenvolvidas:
  • Organização de ideias em parágrafos com lógica argumentativa.
  • Produção de texto com clareza, coerência e ponto de vista bem definido.
  • Desenvolvimento de argumentos sobre responsabilidade digital e proteção da infância com base em um caso real e atual.
  • Utilização adequada do gênero artigo de opinião, com uso opcional da 1ª pessoa.

Comentários