Charge Ecossistema - Atividade sobre o meio ambiente - Produção de cartaz e argumentação - Modo imperativo
Charge por Jean Galvão
Fonte: https://tiroletas.wordpress.com/
Atividade de leitura, interpretação e produção textual a partir da charge “Ecossistema”, de Jean Galvão, com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura crítica de imagem, análise de linguagem e argumentação. A proposta estimula os alunos a identificar a função da charge como crítica social, interpretar seus elementos visuais e verbais, construir argumentos sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e refletir sobre atitudes sustentáveis. A produção final — um cartaz com frases no modo imperativo — reforça o uso consciente da linguagem, a criatividade e o protagonismo dos alunos em ações de conscientização ecológica.
Há humor na charge?
Sim, há humor na charge — mas é um humor crítico e irônico.
A situação é exagerada de propósito: o homem com uma motosserra, ao invés de cuidar da natureza, está prestes a chutar uma peça de dominó que representa uma árvore, dizendo "Saia do meu caminho!". Isso é irônico, pois ele ignora que ao derrubar essa peça, todo o ecossistema pode "desabar", como acontece em um jogo de dominó.
Ou seja, o humor está em mostrar de forma leve e divertida um comportamento irresponsável, que na verdade tem consequências graves. Esse tipo de humor é usado para provocar reflexão sobre atitudes humanas em relação ao meio ambiente.
RESUMO DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Habilidades:
Desenvolver a leitura crítica e interpretativa de imagem e texto.
Produzir um parágrafo argumentativo com base em observação, opinião e função do gênero.
Compreensão do tema, função social da charge e produção de opinião fundamentada.
QUESTÃO 2
Habilidades:
Localizar informações explícitas (autor e fonte) no texto imagético e verbal.
Reconhecimento de autoria e valorização de fontes confiáveis.
QUESTÃO 3
Habilidades:
Interpretar símbolos visuais e compreender relações de causa e consequência.
Leitura inferencial da metáfora visual do dominó como ecossistema.
QUESTÃO 4
Habilidades:
Ampliar o vocabulário e reconhecer o sentido correto de termos em contexto.
Compreensão do conceito de "ecossistema" e sua aplicação crítica.
QUESTÃO 5
Habilidades:
Interpretar o uso de metáforas visuais e sua função na construção da crítica.
Leitura simbólica e compreensão das estratégias do autor.
QUESTÃO 6
Habilidades:
Relacionar o conteúdo da charge com comportamentos sociais reais e atuais.
Desenvolver a argumentação crítica e pessoal.
Reflexão ética e socioambiental sobre atitudes humanas.
QUESTÃO 7
Habilidades:
Interpretar efeitos de sentido da linguagem verbal (fala direta) e intenção do discurso.
Compreensão crítica do uso da linguagem e ironia.
PRODUÇÃO DE TEXTO – Cartaz de consciência ecológica
Habilidades:
Utilizar o modo verbal imperativo (positivo e negativo) de forma contextualizada.
Produzir texto instrucional com finalidade social (educação ambiental).
Estimular a criatividade e expressão visual.
Integração de gramática, produção escrita, consciência ecológica e expressão artística.
Comentários
Postar um comentário