Polêmica com a música Borderline - Preconceito, psicofobia, saúde mental e responsabilidade social - Atividade 9º ano e EM (PDF)
Atividade voltada para alunos do ensino fundamental II ou ensino médio, preferencialmente a partir do 8º ou 9º ano, de acordo com o nível dos estudantes. Ela propõe uma leitura crítica de uma notícia sobre a polêmica envolvendo a música Borderline, da cantora Maraisa, com foco na abordagem inadequada de transtornos mentais e o impacto social dessa representação.
A proposta desenvolve habilidades de leitura, interpretação, análise de discurso, compreensão vocabular e produção de comentário argumentativo, além de promover debates sobre preconceito (psicofobia), saúde mental e responsabilidade social na arte e na mídia.
RESUMO DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Aborda: Interpretação literal do texto jornalístico.
Habilidade desenvolvida: Localizar informações explícitas.
O que o aluno faz: Explica, com suas palavras, o motivo da polêmica gerada pela música.
QUESTÃO 2
Aborda: Significado do termo “borderline” no contexto da saúde mental.
Habilidade desenvolvida: Compreensão de vocabulário técnico dentro de um contexto.
O que o aluno faz: Seleciona a alternativa correta com base no conteúdo do texto.
QUESTÃO 3
Aborda: Interpretação de sentido figurado no uso da palavra “grita”.
Habilidade desenvolvida: Compreensão de expressões idiomáticas e linguagem conotativa.
O que o aluno faz: Identifica o sentido mais adequado para o termo no contexto.
QUESTÃO 4
Aborda: Conceito de psicofobia.
Habilidade desenvolvida: Compreensão de conceitos sociais e psicológicos.
O que o aluno faz: Escolhe a definição correta entre as alternativas.
QUESTÃO 5
Aborda: Opinião da especialista Taty Ades sobre o impacto da música.
Habilidade desenvolvida: Interpretar ponto de vista de um especialista.
O que o aluno faz: Resume a crítica da neuropsicóloga com suas palavras.
QUESTÃO 6
Aborda: Reação da artista diante das críticas.
Habilidade desenvolvida: Localização e interpretação de informações no texto.
O que o aluno faz: Reconta a resposta ou falta de resposta da cantora, com base no trecho indicado.
QUESTÃO 7
Aborda: Análise da frase “Você não é remédio de maluco” e seus efeitos.
Habilidade desenvolvida: Leitura crítica de discursos e identificação de preconceitos.
O que o aluno faz: Escolhe a interpretação mais adequada e crítica sobre a frase polêmica.
QUESTÃO 8
Aborda: Responsabilidade social de figuras públicas ao tratar de temas delicados.
Habilidade desenvolvida: Leitura crítica e julgamento de posicionamentos sociais.
O que o aluno faz: Indica a postura mais ética e responsável entre as alternativas.
QUESTÃO 9
Aborda: Relação entre intenção do autor e interpretação do público.
Habilidade desenvolvida: Reflexão crítica sobre comunicação e seus efeitos.
O que o aluno faz: Escolhe a alternativa que melhor expressa a importância da forma no discurso.
QUESTÃO 10
Aborda: Relação entre falas e ações no texto e seus objetivos.
Habilidade desenvolvida: Estabelecer conexões entre elementos textuais.
O que o aluno faz: Relaciona colunas de forma coerente com a função de cada trecho.
QUESTÃO 11
Aborda: Etimologia e sentido simbólico da palavra "borderline".
Habilidade desenvolvida: Compreensão e interpretação de significados com base no uso técnico do termo.
O que o aluno faz: Explica por que o termo faz sentido na psicologia, articulando significado literal e simbólico.
✍️ OPINIÃO ARGUMENTATIVA
Aborda: Reflexão crítica sobre a música e seus efeitos sociais.
Habilidade desenvolvida: Produção de breve comentário opinativo com argumentação.
O que o aluno faz: Redige uma resposta escrita justificando sua opinião sobre o impacto da música.
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