Gênero resenha - Substantivos e adjetivos - Produção textual - Filme Robô Selvagem - Jogo “Quem Sou Eu?”

  


Esta atividade propõe a leitura e análise de uma resenha do filme Robô Selvagem, com o objetivo de desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção textual, além de reconhecer e classificar substantivos e adjetivos no contexto da leitura. A proposta também estimula a produção escrita por meio da reescrita da resenha com base na perspectiva do estudante, respeitando a estrutura do gênero e utilizando conectivos adequados. Ao realizar esta atividade, o aluno exercita a capacidade de localizar informações explícitas, fazer inferências, identificar a função de adjetivos e substantivos e organizar ideias com coerência e coesão. A atividade contribui para o desenvolvimento da autonomia leitora, da reflexão crítica sobre temas como convivência, respeito e empatia, e para o domínio progressivo da norma-padrão da língua portuguesa.

GABARITO

1. 
a) Roz é uma robô que, após um acidente, vai parar sozinha em uma ilha cheia de animais.
b) Porque ela é muito diferente dos animais da ilha e eles não confiam nela no começo.
c) A relação muda quando Roz começa a cuidar dos animais, especialmente do filhote de ganso, e passa a ser respeitada por todos.
d) Os principais temas abordados são: amizade, respeito às diferenças, solidariedade, adaptação e convivência.
e) O autor considera o filme emocionante e cheio de mensagens importantes sobre valores humanos e convivência com a natureza.

2. 

Substantivos: robô, ilha, amizade, natureza, medo, reflexão.
Adjetivos: diferente, emocionante, selvagem, importante, tocante, difícil.

3. Resposta esperada (orientações para correção):
O aluno deve reescrever a resenha com base em sua compreensão do filme, mantendo a estrutura do gênero resenha: apresentação da obra (título e personagem principal), resumo da história (sem dar todos os detalhes), temas abordados e opinião pessoal. O texto deve apresentar parágrafos curtos, conectivos adequados (como “depois”, “então”, “mas”, “por isso”), e linguagem clara. Também se espera o uso correto de substantivos e adjetivos dentro do contexto.

Jogo “Quem Sou Eu?” – Versão Robô Selvagem
Objetivo didático:
Explorar os personagens do filme Robô Selvagem com foco em suas ações, sentimentos, transformações e relações, promovendo a interpretação oral, a construção de inferências e a ampliação do vocabulário emocional e descritivo.

Sugestões de personagens para os cartões :
Rozzum unit 7134 (Roz) – Robô protagonista, que aprende a viver na natureza, desenvolve sentimentos e cria laços afetivos com os animais. Representa a empatia, a adaptação e a descoberta da própria identidade.

Brightbill – Filhote de ganso criado por Roz. Representa a relação mãe-filho, o crescimento, a curiosidade e a construção de vínculos entre o natural e o artificial.

Sr. Castor – Um dos animais da ilha que ajuda Roz a construir sua casa. Pragmático, trabalhador e sábio. Representa a colaboração.

Sra. Coruja – Observadora, reflexiva e cuidadosa. Representa o olhar atento à natureza e à sabedoria do tempo.

Tex e os robôs da fábrica – Robôs enviados para resgatar Roz. Representam o controle tecnológico e a obediência cega às ordens, em contraste com a autonomia que Roz desenvolve.

Sra. Marmota / Raposa / Alce / Tartaruga – Outros animais com quem Roz convive. Podem ser incluídos como personagens secundários para ampliar a brincadeira.

Como jogar:
Escreva o nome de cada personagem em um cartão.

O aluno sorteia um cartão sem ver o nome e o prende na testa (ou o professor pode colar nas costas).

Os demais colegas devem dar dicas ou responder perguntas feitas pelo aluno, sem dizer diretamente o nome.

Exemplo de perguntas:
— Eu sou um animal?
— Eu sou da ilha?
— Eu ajudei a Roz?
— Eu sou da fábrica?
— Eu sou pequeno?
— Eu aprendi a voar?

Dica para aprofundar:
Após o jogo, os alunos podem:

Produzir pequenos textos narrativos ou descritivos sobre o personagem que sortearam.

Criar um perfil (como uma “ficha de rede social”) para o personagem, com nome, espécie, personalidade, momento marcante no filme e sua relação com Roz.

O que o professor pode explorar com esta atividade:
Empatia e perspectiva: entender o ponto de vista de cada personagem.
Vocabulário emocional: palavras como “confuso”, “assustado”, “feliz”, “determinado”.
Conflitos e relações: amizade, maternidade, medo do diferente, cooperação.
Temas transversais: tecnologia x natureza, adaptação, respeito à diversidade.

Atividade para baixar
Solicitar arquivo para editar sem marca d'água

Comentários