Produção de texto atemporal para 6ºano - Caracóis gigantes invadem a cidade - Organização de ideias: início, meio e fim

 

A atividade propõe uma integração entre leitura, interpretação e produção de texto, tendo como base o curta-metragem “Os Caracóis”. De forma lúdica e acessível, é proposto que os alunos do 6º ano leiam e interpretem a sinopse do curta, que apresenta uma situação inusitada e imaginativa: um jardineiro chora sobre a terra, suas hortaliças crescem descontroladamente e caracóis gigantes invadem a cidade, causando pânico e destruição.

A primeira parte da atividade desenvolve a compreensão de elementos narrativos, por meio de questões objetivas e subjetivas que estimulam a leitura crítica. Em seguida, os alunos são incentivados a criar sua própria história, inspirada em imagens que ilustram uma possível “invasão de caracóis gigantes”, exercitando a organização de ideias em sequência lógica (início, meio e fim), o uso da pontuação, a estrutura em parágrafos e a criatividade.

O apoio visual torna a proposta mais acessível, especialmente para estudantes com dificuldades de escrita, favorecendo o planejamento do texto. Ao articular interpretação e produção de maneira contextualizada e criativa, a atividade estimula o letramento de forma significativa e envolvente.

GABARITO

1.
Alternativa correta:
D) Ele se esforça para cultivar as hortaliças, mas elas não crescem.

2. As lágrimas do jardineiro, que caem sobre a terra e irrigam o campo, fazem com que as plantas fiquem enormes.

3. Uma multidão de caracóis é atraída pelas hortaliças. Eles também crescem e causam desastres e pânico na cidade vizinha.

4. Alternativa correta:
C) Confusão e medo.

5. Alternativa correta:
A) Um curta-metragem animado – É uma história curta contada por meio de animação (desenhos ou computação gráfica), geralmente com mensagem simbólica ou criativa.

Critérios para correção da produção textual:

1. Estrutura do texto narrativo (até 2 pontos)
O texto apresenta início, meio e fim bem definidos.
Há sequência lógica dos acontecimentos (situação inicial, complicação, desfecho).
Avaliar: clareza na ordem dos fatos, presença de elementos básicos da narrativa.

2. Criatividade e coerência temática (até 2 pontos)
A história foi escrita de forma criativa, com elementos ligados às imagens e à proposta (caracóis gigantes, cidade, reação dos moradores etc.).
O enredo faz sentido, mesmo sendo fantasioso.
Avaliar: se o aluno desenvolveu a narrativa com imaginação, sem fugir totalmente do tema.

3. Organização e paragrafação (até 2 pontos)
O texto está dividido em parágrafos.
Há clareza e organização na apresentação das ideias.
Avaliar: se o aluno agrupou as ideias em blocos e respeitou a estrutura do texto.

4. Uso de linguagem adequada (até 2 pontos)
O aluno utilizou frases completas, com pontuação básica correta (ponto final, vírgula, letra maiúscula no início).
O vocabulário é adequado à proposta.
Avaliar: fluidez da escrita e domínio das convenções da língua escrita.

5. Ortografia e gramática (até 2 pontos)
Palavras estão escritas corretamente (dentro do esperado para o nível).
Há concordância básica entre sujeito e verbo / substantivo e adjetivo.
Avaliar: erros que interferem na compreensão ou ocorrem com muita frequência.

🟨 Pontuação total sugerida: 10 pontos

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