Atividade sobre alimentos ultraprocessados e obesidade infantil - Ortografia G e J - Produção de texto - Aquisição de repertório linguístico e argumentativo - Roda de conversa

 


Essa atividade é indicada para alunos do sétimo e do oitavo ano, pois articula leitura crítica, vocabulário e ortografia de maneira contextualizada e significativa. O objetivo principal é desenvolver a capacidade de interpretação de textos de divulgação científica, estimular a reflexão sobre alimentação saudável e hábitos de consumo, além de trabalhar a ortografia com as letras G e J em palavras relacionadas ao tema. Os alunos também vão exercitar a escrita criativa e a expressão visual por meio da produção de um cartaz, consolidando o aprendizado de forma prática e crítica. Com isso, eles aprendem a identificar informações relevantes, ampliar seu repertório linguístico e argumentativo e, ao mesmo tempo, sensibilizam-se sobre um problema de saúde atual.

GLOSSÁRIO DE APOIO

Obesidade – acúmulo excessivo de gordura no corpo, que pode prejudicar a saúde.

Desnutrição – falta de nutrientes essenciais no organismo, causada pela alimentação insuficiente ou inadequada.

Alimentos ultraprocessados – produtos industrializados prontos para consumo, com muitos aditivos químicos, açúcar, sal e gordura (ex.: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados).

Nutrientes – substâncias dos alimentos que o corpo precisa para funcionar bem, como vitaminas, proteínas e minerais.

Marketing agressivo – estratégias intensas de propaganda usadas para convencer as pessoas a comprar um produto, mesmo que ele não seja saudável.

Fast food – comida rápida e prática, geralmente vendida em redes de lanchonetes (ex.: hambúrguer, pizza, batata frita).

Colesterol elevado – excesso de gordura no sangue, que pode prejudicar o coração e os vasos sanguíneos.

Aprendizagem – processo de adquirir conhecimento e desenvolver habilidades; no texto, mostra como a alimentação ruim pode atrapalhar o aprendizado escolar.

Regiões – áreas ou partes de um território; no texto, indica locais do mundo onde a desnutrição diminuiu.

Equilibrar as escolhas – fazer escolhas moderadas, sem exagero, buscando variedade e opções mais saudáveis.

SUGESTÃO DE APLICAÇÃO DA AULA

1. ABERTURA DA AULA
Escreva na lousa o título do texto: “Obesidade infantil ultrapassa desnutrição no mundo”.
Promova uma roda de conversa inicial sobre o título. Pergunte aos alunos:

“O que vocês entendem por obesidade e desnutrição?”
Sugestão de resposta: Obesidade é quando a pessoa está acima do peso, com excesso de gordura. Desnutrição é quando falta alimento ou nutrientes no corpo.

“Por que acham que a obesidade pode ultrapassar a desnutrição no mundo atual?”
Sugestão de resposta: Porque as pessoas comem muito fast food e alimentos industrializados, mesmo em países mais pobres.

“Que relação isso pode ter com a nossa alimentação de todos os dias?”
Sugestão de resposta: Muitas vezes preferimos comidas rápidas e baratas, mas que não são saudáveis.

Vá anotando na lousa as palavras-chave das respostas dos alunos, formando uma nuvem de palavras (ex.: fast food, saúde, refrigerante, frutas, exercícios).

2. LEITURA DO TEXTO
Faça a leitura coletiva e pausada do texto.
Interrompa quando necessário para explicar termos difíceis.

Para engajar, peça exemplos dos próprios alunos:
“Vocês já comeram algum ultraprocessado hoje ou esta semana? Quais?”

Finalize confirmando a compreensão geral do texto.

3. DISCUSSÃO INICIAL SOBRE O TEXTO
Organize uma breve conversa sobre o que foi lido, para preparar a interpretação.

Perguntas para mediação:

“Por que vocês acham que alimentos ultraprocessados são tão populares?”
Sugestão de resposta: Porque são práticos, baratos e têm muita propaganda atraente.

“Que riscos à saúde aparecem no texto?”
Sugestão de resposta: Diabetes, pressão alta, colesterol elevado e dificuldades de aprendizagem.

“Que alternativas o texto apresenta para melhorar a alimentação?”
Sugestão de resposta: Comer mais frutas, verduras, grãos e refeições caseiras, equilibrando as escolhas.

Para tornar concreto: peça que cada aluno cite um alimento saudável e um ultraprocessado que costuma consumir; anote alguns exemplos na lousa.
Sugestão de respostas: Saudáveis → banana, arroz, feijão, maçã. / Ultraprocessados → pizza congelada, batata frita, refrigerante, biscoito recheado, miojo.

4. ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO CRÍTICA
Oriente os alunos a responderem às questões de interpretação diretamente na folha impressa.
Circule pela sala e ajude onde houver dúvidas.
Faça correção coletiva, pedindo que alguns leiam suas respostas em voz alta.

5. ATIVIDADE 2 – VOCABULÁRIO
Peça que os alunos localizem e copiem do texto as palavras com G e J.
Como intervenção rápida, escreva palavras erradas na lousa e peça que a turma corrija.

6. ATIVIDADE 3 – ORTOGRAFIA
Proponha a atividade de completar lacunas com G ou J.
Corrija coletivamente na lousa, chamando alguns voluntários para preencher.
Reforce a regra de uso de G e J em exemplos.

7. ATIVIDADE FINAL – PRODUÇÃO CRIATIVA
Peça para os alunos elaborarem um cartaz no caderno ou em folha de sulfite com o tema:
“Diga não ao excesso de ultraprocessados”

Critérios:
Usar 2 palavras com G e 2 palavras com J.
Criar uma frase de impacto.
Incluir desenho ou cor para destacar a mensagem.

Sugestão de frases-modelo na lousa:

“Jovens conscientes garantem energia de verdade!”

“Mais grãos, menos junk food!”

“Gente inteligente ajusta os hábitos e escolhe saúde!”

8. FECHAMENTO DA AULA
Exponha alguns cartazes feitos pelos alunos.
Conduza uma roda de conversa final:
“O que vocês aprenderam hoje sobre alimentação e saúde?”
Sugestão de resposta: Que os ultraprocessados fazem mal e precisamos equilibrar a alimentação.

“Que palavras com G e J mais se destacaram?”
Sugestão de resposta: gordura, grãos, organismo / jovens, jeito, justiça.

“O que cada um pode mudar nos seus hábitos alimentares?”
Sugestão de resposta: Diminuir refrigerante e salgadinhos, comer mais frutas e verduras, ajustar os lanches.

GABARITO

Atividade 1
a) O número de crianças e adolescentes com obesidade é maior do que o de jovens desnutridos.
b) São ricos em açúcar, gordura e sal, mas pobres em nutrientes essenciais.
c) Hambúrgueres e pizzas congeladas.
d) Risco de diabetes, pressão alta, colesterol elevado e dificuldades de aprendizagem.
e) Equilibrar as escolhas alimentares, incentivando frutas, verduras, grãos e refeições caseiras.
f)  Resposta pessoal, mas deve estar relacionada à ideia de equilíbrio e hábitos saudáveis.

Atividade 2 
Palavras com G (do texto): gordura, grãos, organismo, regiões, aprendizagem
Palavras com J (do texto): jovens

Atividade 3 
Obesidade
Energia
Refrigerante
Ajustar
Regime
Projeto
Digestão
Organismo
Ajuda
Jovem

Atividade final
O aluno deve elaborar um cartaz com o tema “Diga não ao excesso de ultraprocessados”, usando ao menos 2 palavras com G e 2 palavras com J.

Banco de palavras sugeridas:
Com G: gordura, grãos, garantir, organismo, grande, energia, gastronomia, digestão
Com J: jovens, jeito, justiça, jornada, junto, julgar, ajuste, junk (junk food)

Atividade para baixar

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