Atividade sobre inteligência artificial para 7º e 8ºanos - Linguagem jornalística - Produção de parágrafo opinativo
Esta atividade propõe uma análise sobre o uso da inteligência artificial entre crianças e adolescentes, a partir de um texto informativo atual. Ela estimula o aluno a compreender dados e informações apresentados em linguagem jornalística, desenvolver o pensamento crítico e refletir sobre o uso consciente da tecnologia.
Entre as habilidades desenvolvidas estão: leitura e interpretação de textos informativos, análise de dados e porcentagens, identificação de ideias principais e secundárias, além da argumentação escrita, ao refletir sobre os impactos positivos e negativos da IA nos estudos.
A atividade é relevante porque aproxima os alunos de um tema contemporâneo e presente no cotidiano escolar, promovendo discussões sobre ética digital, responsabilidade e aprendizado autônomo.
O público-alvo ideal são alunos do 7º e 8º anos, podendo também ser aplicada ao 6º ano com mediação do professor na leitura e compreensão dos conceitos.
SUGESTÃO DE APLICAÇÃO
- Inicie a aula escrevendo na lousa o termo “Inteligência Artificial (IA)” e peça que os alunos citem palavras que associam ao tema.
- Registre as ideias e complemente com uma explicação simples sobre o que é IA.
- Apresente e explore brevemente palavras-chave do texto na lousa: proporção, levantamento, influenciadores, conteúdo digital, comportamento online.
- Entregue o texto impresso e peça que façam uma leitura silenciosa, grifando números e dados que chamem atenção.
- Faça uma leitura compartilhada destacando informações principais e expressões novas.
- Proponha que os alunos respondam às questões de interpretação e, em seguida, conduza uma correção coletiva dialogada.
- Leve os alunos à reflexão sobre o tema: peça que leiam os argumentos a favor e contra o uso da IA antes de escrever a opinião pessoal.
- Peça que escrevam um parágrafo de opinião sobre o uso da IA nos estudos.
- Encerre retomando o vocabulário aprendido e promovendo uma conversa rápida sobre o uso responsável da tecnologia.
GABARITO
1. A pesquisa revelou que 65% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos já usaram inteligência artificial para estudar, criar conteúdos ou até tirar dúvidas sobre suas emoções.
2. O uso é maior entre os adolescentes de 15 a 17 anos, pois, segundo o texto, quanto maior a idade, mais presente é o uso da IA.
3. A IA tem sido usada para pesquisas escolares, estudos, busca de informações, criação de conteúdo e até para conversar sobre problemas pessoais.
4. Depois da lei, o acesso à internet nas escolas diminuiu, passando de 51% em 2024 para 37% em 2025.
5. O principal meio de acesso é o celular, utilizado por 96% dos jovens entre 9 e 17 anos.
6. Os mais assistidos são vídeos de influenciadores digitais, seguidos por séries, filmes, tutoriais e vídeos de jogos online.
7. A pesquisa mostra que os jovens estão cada vez mais conectados, usam a internet com frequência e a inteligência artificial faz parte do seu cotidiano, tanto nos estudos quanto no lazer.
Reflexão
Resposta pessoal – exemplo esperado:
Eu acredito que a inteligência artificial ajuda os estudos quando é usada com responsabilidade. Ela pode explicar dúvidas, resumir conteúdos e facilitar a pesquisa de informações, o que torna o aprendizado mais rápido e dinâmico. No entanto, é importante não depender totalmente dela, pois o aluno precisa continuar pensando por conta própria e praticando a escrita. Assim, a IA pode ser uma aliada, desde que usada com equilíbrio e orientação.
Valorize respostas coerentes com os argumentos apresentados.



Comentários
Postar um comentário