Atividade sobre homônimos - Gramática rápida e lúdica - Curiosidade linguística - Plano de aula breve

  

Essa é uma atividade prática e sem recursos impressos, pensada para ser realizada apenas com a lousa e o caderno, de maneira leve e participativa. O professor não precisa necessariamente estar trabalhando esse tópico gramatical no momento, pois trata-se de uma proposta atemporal, que pode ser inserida entre outros conteúdos já em andamento. Ao explorar os homônimos de forma lúdica e contextualizada, a atividade estimula a curiosidade linguística, a interpretação e a percepção de como o significado das palavras varia conforme o contexto. Assim, contribui para o desenvolvimento da compreensão semântica e do uso consciente da língua em diferentes situações comunicativas.

O plano pode ser desenvolvido em duas aulas de 45 a 50 minutos. Na primeira aula, dedica-se à explicação do conteúdo, aos exemplos e ao registro no caderno. Já na segunda aula, o tempo é voltado à atividade lúdica “Descubra o Sentido!”, permitindo que os alunos criem frases, compartilhem em grupo e discutam os diferentes significados das palavras de forma leve e interativa.

PLANO DE AULA BREVE 
Homônimos
Duas aulas simples para lousa e caderno – sem necessidade de impressão!

OBJETIVO:
Compreender o que são homônimos e identificar seus tipos e significados no uso cotidiano da língua.

PASSO A PASSO:
Explicação e registro no caderno.

CONCEITO:
As palavras homônimas têm a mesma pronúncia, às vezes, a mesma escrita, e significados distintos. Elas são classificadas em: homógrafas, homófonas, perfeitas.

Homógrafas: palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia
colher- verbo
colher - substantivo

Homófonas: palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia
concertar - harmonizar
consertar - reparar

Perfeitas: palavras iguais na grafia e iguais na pronúncia
caminho - substantivo
caminho - verbo

PARA CASA:
Peça aos alunos que pesquisem em casa ou anotem do cotidiano dois exemplos de homônimos para compartilhar na próxima aula.

ATIVIDADE LÚDICA:
 
Caça aos sentidos perdidos
Tema: Homônimos – palavras iguais, significados diferentes
Duração: 45 a 50 minutos
Materiais: Caderno, lápis e lápis coloridos

OBJETIVOS:
Identificar homônimos em diferentes contextos.
Compreender como o significado muda conforme o uso.
Estimular o trabalho em grupo, o raciocínio linguístico e a criatividade.
Incentivar a escrita e a comunicação oral.

ETAPAS DA ATIVIDADE:
1. AQUECIMENTO – “PALAVRA EM MOVIMENTO” 
Escreva na lousa algumas palavras homônimas, exemplo: manga, pena, banco, vela, bico, jogo, ponto.
Cada grupo escolhe uma palavra e, sem falar, representa com mímica um dos significados.
A turma tenta adivinhar qual é a palavra e qual o sentido.
Depois, o mesmo grupo representa outro significado da mesma palavra.

Exemplo:
“Manga” -  mímica: comendo fruta
“Manga” - mímica: vestindo uma camisa

2. DESAFIO – “DOIS SIGNIFICADOS, UMA PALAVRA” 
No caderno, os alunos escolhem três palavras homônimas e desenham duas cenas para cada uma, mostrando os significados diferentes.
Embaixo de cada desenho, escrevem uma frase curta.

Exemplo:
“A pena caiu do pássaro.”
“Ele cumpriu a pena de prisão.”

Dica: usar lápis coloridos para destacar a palavra principal.

3. RODADA CRIATIVA – “O JOGO DA TROCA” 
Peça que os alunos troquem o caderno com um colega.
Cada aluno lê as frases do colega e tenta inventar uma frase engraçada ou poética usando a mesma palavra com um novo sentido.
Depois, compartilham oralmente com a turma.

Exemplo:
Colega escreveu: “A vela derreteu com o calor.”
Novo sentido: “O barco subiu a vela e partiu para o mar.”

Exemplos de frases criativas que os alunos podem inventar:
– A pena do papagaio voou, mas a pena do ladrão chegou.
– A manga da camisa sujou de manga.
– No banco da praça eu descanso, no banco de dinheiro eu canso.
– A vela que ilumina a noite também leva o barco pra longe.
– Fiz um bico de trabalho desenhando o bico do tucano.
– Coloquei um ponto final, mas a conversa ganhou outro ponto.