Exercício sobre argumentação - Autismo - Representatividade de pessoas autistas na mídia infantil - Aula para 8º, 9º anos e EM
Esta é uma proposta de aula voltada para turmas do oitavo, nono ano e ensino médio, construída a partir de um tema atual e socialmente relevante: a representatividade de pessoas autistas na mídia infantil. Trata-se de uma aula prática, sem necessidade de recursos impressos, que pode ser conduzida apenas com o uso da lousa e do caderno.
A abordagem busca estimular o senso crítico e a sensibilidade dos estudantes, promovendo reflexões sobre inclusão, diversidade e comunicação. Além disso, incentiva o desenvolvimento da habilidade de argumentação, levando os alunos a pensar sobre o papel das produções culturais na formação de valores e no combate ao preconceito.
ESCREVA NA LOUSA:
Atividade de Língua Portuguesa
Tema: Representatividade e Comunicação
1. Escreva e leia a manchete com atenção.
Pense: o que essa notícia revela sobre mudanças na forma de representar as pessoas nas produções infantis?
Pela 1ª vez, desenho infantil traz personagem autista não-verbal que se comunica com tablet AAC
Paolo, novo personagem de "Carl The Collector", é dublado por Odin Frost, um rapaz de 23 anos também é autista, não fala e usa um aparelho de comunicação alternativa
Por Crescer – 25/10/2025
*Tablet AAC: é um aparelho que ajuda pessoas que não falam a se comunicar.
AAC significa Comunicação Aumentativa e Alternativa — um sistema que usa símbolos, imagens, sons e letras para que a pessoa possa expressar ideias, sentimentos e necessidades.
2. Responda às questões.
a) O que quer dizer que Paolo é um personagem “autista não-verbal”?
b) De que forma o tablet AAC ajuda Paolo a se comunicar?
c) Por que é importante que desenhos infantis mostrem personagens com diferentes formas de se comunicar?
d) Como essa notícia pode ajudar as pessoas a entender melhor o autismo e a inclusão?
3. Escreva um pequeno texto (5 a 6 linhas) respondendo:
Como os desenhos animados podem ensinar as crianças a respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas?
GABARITO
2.
a) Significa que Paolo é autista e não utiliza a fala para se comunicar. Ele se expressa por outros meios, como gestos, expressões e o uso de um tablet com símbolos e sons.
b) O tablet AAC permite que Paolo expresse suas ideias e sentimentos por meio de imagens, símbolos e sons. Ele toca na tela e o aparelho “fala” por ele, facilitando a comunicação com outras pessoas.
c) Porque isso ensina as crianças que existem várias formas de comunicação e que todas merecem respeito. Também ajuda a combater o preconceito e a promover a inclusão.
d) Ao mostrar um personagem autista de forma positiva e realista, a notícia contribui para aumentar a compreensão sobre o autismo e reforça a importância de acolher e respeitar as diferenças.
3. Exemplo de resposta:
“Os desenhos animados podem ensinar as crianças a respeitar e valorizar as diferenças mostrando personagens diversos, com diferentes formas de falar, se comportar e viver. Isso ajuda a criar empatia, amizade e respeito desde cedo.”
Objetivos pedagógicos:
Desenvolver a leitura e compreensão de uma notícia.
Refletir sobre inclusão, diversidade e respeito às diferenças.
Ampliar o vocabulário sobre comunicação e acessibilidade.
Estimular a escrita autoral e a expressão de opinião.
